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Escola do Agronegócio

SemearAgro

O Agronegócio brasileiro pode ser considerado autossuficiente, avançamos consideravelmente em boas práticas e na sustentabilidade aplicadas no campo. Aprendemos a produzir mais no mesmo espaço de terra, alimentamos nossa nação e somos uma potência nas exportações agropecuárias. Vendemos para mais de 200 países e conquistamos posições de liderança na produção em diversas culturas e rebanhos em todo o mundo. Ainda assim, mesmo batendo recordes de produção agrícola e animal, o Brasil não está ganhando participação importante no comércio mundial de alimentos, saímos de 6% para 7% no máximo na participação do mercado global.

Neste sentido, a comunicação do setor não teve a mesma atenção e dedicação que a produção, e o agro ainda não construiu e não tem uma marca forte. Os desafios do agronegócio brasileiro estão fortemente pautados pela agenda socioambiental mundial, e há pela frente uma grande oportunidade para afinar a comunicação e, finalmente, atingir e impactar a sociedade urbana. A dificuldade do campo em se comunicar com o público urbano é uma realidade dentro do agronegócio mesmo tendo evoluído bastante nos últimos tempos. O setor até aprendeu a se comunicar, mas segue falando para si mesmo, ou da “porteira para dentro”. Assim, se o setor não potencializar a sua comunicação para fora da porteira, ou seja, para a população urbana, o Agro seguirá convivendo com mitos, tornando-se recorrentemente refém dos ataques de detratores internos e externos.

Sendo assim, atuar na formação de jovens e educadores para uma nova perspectiva em relação ao agronegócio é fundamental para apresentar o caminho sustentável ao que o setor necessita se dirigir, mas também apresentar as oportunidades que um setor forte e em constante desenvolvimento pode oferecer para os jovens, seja no campo ou na cidade.

ODS envolvida: ODS n. 2- Fome zero e agricultura sustentável

Comunidade (s) onde atua: Professores do ensino fundamental e estudantes do ensino médio

Cursos de graduação e/ou pós-graduação envolvidos: Graduação em Agronomia, Farmácia e Medicina Veterinária

E-mail(s) para contato: [email protected]

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Escola de Direito

Direito, tecnologia e cidadania: o uso das ferramentas tecnológicas como fortalecimento dos Círculos da Paz

O projeto de extensão “Núcleo da cidadania: cultura de paz e tecnologia”, é um projeto integrado da Escola de Direito da ATITUS Educação, que possui como frente de trabalho a temática da ODS n. 16 “Paz, Justiça e Instituições Eficazes”.

Além fomentar a interação entre a Graduação em Direito (Passo Fundo e Porto Alegre) e do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Direito (PPGD), tanto os classificados como de extensão “curricularizada”, como os de extensão oriundos de projetos autônomos da grade curricular da Graduação e do PPGD, o objetivo do projeto é compartilhar o conhecimento jurídico de temáticas sensíveis, como bullying, igualdade de gênero e racismo aos alunos do ensino médio.

Inicialmente nas disciplinas nas quais o projeto é realizado ocorre a construção do conhecimento sobre comunicação não-violenta, conceito, consequências jurídicas e psicológicas, bem como acerca da prevenção ou resolução de situações envolvendo uma temática escolhida. Dessa forma, os estudantes são incentivados a pesquisar sobre esses temas e elaborar materiais de divulgação (cartilha) após a discussão, atividades reflexivas e compartilhamento de experiências. Após esse momento, os discentes vão até as Escolas (ou os alunos são convidados a irem até o campus) apresentar o material elaborado, seja através de palestras, círculos, júri simulado ou peça teatral.

ODS envolvida: ODS n. 16- Paz, Justiça e Instituições Eficazes

Comunidade (s) onde atua: Escolas de ensino médio públicas e privadas.

Cursos de graduação e/ou pós-graduação envolvidos: Direito e Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito

E-mail (s) para contato: [email protected] (coordenador) [email protected] (líder PF) [email protected] (líder Porto Alegre)

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Escola de Negócios e Tecnologia

Combate ao Superendividamento

O projeto de extensão da Escola de Negócios teve seu start em 2021, com fito em combater o superendividamento das famílias e transformar vidas com uma educação inovadora e promotora de prosperidade, contribuindo para tornar os alunos participantes das atividades de extensão e os beneficiários atendidos em cidadãos mais críticos e responsáveis em relação à educação financeira e ao combate ao superendividamento.

Nessa senda, a execução do projeto favoreceu a formação de cidadãos mais conscientes das necessidades de autocontrole nas finanças pessoais, estabelecendo diálogos construtivos e transformadores com os demais setores da sociedade brasileira sobre o superendividamento das famílias, auxiliando a afloração de iniciativas que expressem o compromisso social da Atitus Educação com o combate a tal condição de endividamento, promovendo a reflexão ética, apoiada em princípios que expressam o compromisso social, quanto à dimensão social do ensino e da pesquisa.

Nesse contexto, as atividades permitiram a produção e na construção de conhecimentos, atualizados e coerentes, voltados para o desenvolvimento social, equitativo, sustentável, inclusive financeiramente, propondo soluções inovadoras para problemas reais, preparando os futuros profissionais para que sejam capazes de transformar o conhecimento acadêmico e científico em tecnologia social, tendo foco na promoção de trabalhos em equipe, de maneira ética, cidadã, valorizando a diversidade, indo além do meio acadêmico e da interação entre pares, desenvolvendo habilidades colaborativas com os diversos atores da sociedade.

ODS envolvida: 08 - Trabalho decente e crescimento econômico

Comunidades onde atua: Pessoas ou famílias superendividadas que busquem o PROCON-POA e Núcleo Multidisciplinar de Atendimento ao Superendividado - ATITUS; Comunidades abrangidas pelo CRAS 3 – Planaltina, em Passo Fundo/RS. Cursos de graduação e/ou pós-graduação envolvidos: Administração; Ciências Contábeis.

E-mail: [email protected]

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Escola de Saúde

HIPERDIA: Atenção à saúde de pacientes hipertensos e diabéticos

O projeto HIPERDIA é uma iniciativa crucial na promoção da saúde e na estão de doenças crônicas não transmissíveis, concentrando-se principalmente em indivíduos que enfrentam desafios associados à hipertensão e diabetes. O projeto visa implementar orientações abrangentes em saúde, integrando prescrições de exercícios específicos destinados a melhorar a qualidade de vida dos participantes. Ao direcionar esforços para a disseminação de informações sobre saúde e o desenvolvimento de práticas saudáveis, o HIPERDIA visa não apenas mitigar os efeitos dessas condições crônicas, mas também cultivar um ambiente propício à promoção de hábitos de vida saudáveis.

Os participantes do projeto são envolvidos em uma variedade de atividades significativas, desde sessões educativas sobre saúde até a avaliação de marcadores laboratoriais. Além disso, a inclusão de treinamento aeróbico e de força, através do exercício combinado, destaca o compromisso do projeto com abordagens integrativas para a melhoria da aptidão física e bem-estar geral.

Ao fomentar uma compreensão mais profunda sobre a importância de práticas saudáveis, o HIPERDIA não apenas oferece suporte direto aos participantes, mas também contribui para a criação de uma cultura de autocuidado e prevenção, essencial para enfrentar os desafios associados às condições crônicas não transmissíveis.

ODS envolvida: ODS 3 – Saúde e Bem-Estar

Comunidade (s) onde atua: Centro de Saúde IAPI POA Em Passo Fundo, ainda não está definido.

Cursos de graduação e/ou pós-graduação envolvidos: Graduação: Farmácia, Enfermagem, Fisioterapia, Biomedicina e Medicina.

E-mail(s) para contato: [email protected] [email protected]

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Escola de Saúde

Saúde, Qualidade de Vida, Bem-Estar e garantia de Igualdade para todos os Imigrantes Contemporâneos

O projeto de extensão intitulado “Ambulatórios de Acolhimento ao Imigrante Contemporâneo: promovendo a equidade entre os povos com atendimento odontológico”, visa atender as principais demandas da saúde bucal trazidas pelos imigrantes contemporâneos, representados pela Sociedade Beneficente Muçulmana de Passo Fundo/RS, pela Sociedade Venezuelana, entre outras.

O referente projeto ocorre em parceria com a Universidade Federal da Fronteira Sul/Passo Fundo (UFFS), com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos pacientes imigrantes. A UFFS já tem o Projeto em andamento denominado “Ambulatórios de Acolhimento em Saúde do Imigrante” e, sentindo a necessidade de restabelecer a saúde sistêmica, introduziu a saúde oral, convidando a Atitus Educação como parceira no projeto. Em Porto Alegre, o presente projeto acontece em parceria com a Cooperativa Cootravipa, que é uma cooperativa de trabalho que busca oportunizar geração de renda para seus associados. Entre estes associados, muitos são imigrantes e potenciais pacientes a serem acolhidos no nosso Projeto de Extensão.

Depois de constatadas as principais necessidades de saúde, através da triagem e análise criteriosa dos alunos e professores envolvidos no projeto, receberão tratamento das suas necessidades, respeitando suas culturas e desejos, integralizando as áreas acima descritas. O projeto de extensão da Atitus Educação (envolvendo professores e acadêmicos) terá duração de dois anos, sendo avaliado periodicamente, podendo ser reeditado, se for do interesse das partes.

Com este projeto, a Atitus Educação pretende, além de cumprir seu papel como promotora de desenvolvimento social, auxiliar na manutenção da qualidade de vida dos imigrantes participantes.

ODS envolvida: ODS n.3- Saúde e Bem-estar

Comunidades onde atua: Imigrantes Contemporâneos

Cursos de graduação e/ou pós-graduação envolvidos: Odontologia e Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia

E-mail(s) para contato: [email protected] [email protected]

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Escola Politécnica

Cidades e comunidades sustentáveis: saneamento básico em comunidades carentes

O projeto de extensão proposto foi estruturado de modo a contribuir para que alguns aspectos da ODS 11 possam ser atendidos, mesmo que em pequena escala. Nesse contexto, o principal objetivo deste projeto de extensão é criar uma trilha para capacitação da população (líderes comunitários e/ou comunidades carentes) para minimizar os problemas de saneamento básico. O projeto visa oportunizar aos alunos da graduação em Arquitetura e Urbanismo e em Engenharia Civil a aplicação de conhecimentos teóricos em situações reais, além de desenvolver habilidades interpessoais, trabalho em equipe e liderança, através da melhoria da qualidade de vida e sustentabilidade ambiental de comunidades de baixa renda no que diz respeito ao saneamento ambiental desses locais.

Para melhoria na área de saneamento uma das ações previstas na proposta é a autoconstrução de fossas sépticas e filtros para o esgoto sanitário em comunidades carentes. A construção de fossas sépticas é fundamental para o tratamento adequado de resíduos humanos em áreas sem acesso à infraestrutura sanitária. Também como forma de garantir saneamento, a proposta de extensão prevê o emprego de jardins filtrantes, que ajudam a reduzir o escoamento da água da chuva, diminuindo o risco de enchentes e o impacto nos sistemas de drenagem urbana e contribuem para a melhoria da qualidade da água, removendo poluentes e sedimentos que poderiam prejudicar as águas subterrâneas. Além disso, também fará parte da trilha de capacitação a produção de concreto poroso para confecção de blocos destinados à pavimentação de calçadas. Este tipo de concreto pode ser produzido a partir de resíduos industriais e permite a passagem de água, reduzindo seu acúmulo e prevenindo enchentes.

ODS envolvida: Principal: ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis Secundárias: ODS 4 – Educação de qualidade; ODS 9 - Indústria, Inovação e Infraestrutura; ODS 13 - Ação Contra a Mudança Global do Clima.

Comunidade (s) onde atua:

Passo Fundo: Ocupação Valinhos II

Porto Alegre: Ilha do Arquipélago

Cursos de graduação e/ou pós-graduação envolvidos: Arquitetura e Urbanismo Engenharia Civil

E-mail(s) para contato: [email protected] [email protected]

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Escola Politécnica

Despertar Industrial: Retomada da engenharia

A indústria eletro metal mecânica é uma das mais importantes para a economia de Passo Fundo, responsável pela produção de diversos equipamentos, peças e Implementos agrícolas. O setor industrial em Passo Fundo conta com cerca de 10 mil postos de trabalho, compondo 8% do PIB do município. No ano de 2022 o município teve cerca de 2.000 postos de trabalho com dificuldade de preenchimento e de a abril/2023, tem se mantido cerca de 139 vagas em aberto em vários segmentos.

Ressalta-se que no início do segundo semestre de 2023, foram contatados cerca de 250 alunos finalistas do ensino médio, dos quais 8 participaram do projeto de extensão, dos quais 3 concluíram, preenchendo 20 % das vagas disponibilizadas pelas indústrias parceiras Este fato expõe de forma clara as dificuldades de contratação da indústria além de salientar as questões relacionadas as mudanças nas preferências de carreira dos jovens, que muitas vezes optam pela área da tecnologia e serviços, em vez da indústria, na maioria das vezes por desconhecimento.

Neste sentido, a presente proposta de projeto de extensão tem por objetivo aproximar os futuros egressos do ensino médio todos e os atores industriais, utilizando como elo os alunos da graduação em engenharia, com poio da célula de inovação da Governança Industria.on.

ODS envolvida: ODS 4 – Educação de qualidade

Comunidade (s) onde atua: Alunos finalistas do ensino médio; As indústrias do segmento eletro metalmecânico de Passo Fundo e as entidades de representação (Senai, Sebrae, Acisa, CDL 7° CRE). Os cursos de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Produção da Atitus Educação.

Cursos de graduação e/ou pós-graduação envolvidos: Engenharias Mecânica, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica.

E-mail(s) para contato: [email protected]

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