Inscreva-se para o Vestibular

Atitus Logo
AtitusCursosDiferenciaisInovação

Unlimited: 50 participantes, 26 ideias, sete projetos para o futuro da educação

Publicado em 18/08/2020

Escrito por: Comunicação Atitus

Projeto vencedor do primeiro hackathon online da Atitus receberá investimento e mentorias para implementação

Um desafio online na sexta-feira (14) envolveu cerca de 50 professores e colaboradores da Atitus e resultou em 26 ideias e sete projetos desenvolvidos para o futuro da educação. Esse é o saldo do Unlimited, primeiro hackathon online realizado pela Instituição, por meio do Atitus Hub. Foram 12 horas intensas de aprendizagem e desenvolvimento, uma maratona que terá continuidade através do desenvolvimento dos projetos vencedores, que receberão aproximadamente R$ 40 mil na forma de investimentos e consultorias para implementar as soluções.

"O Hackathon Unlimited Atitus EdTech foi a primeira experiência, de muitas que virão, que marca a jornada de constituição da identidade cultural da Atitus. Desde o início de nossas atividades, em 2005, colocamos o empreendedorismo e a inovação como pilares de nossos projetos. Reformamos nossos currículos de graduação e estamos fazendo o mesmo com os cursos de especialização e mestrados. Mas alcançamos outro patamar no hackaton, porque entendemos melhor o formato de trabalho em equipe e cocriação de soluções. O modelo educacional que herdamos no Brasil precisa passar por mudanças estruturais e a Atitus quer ser protagonista na educação do futuro", afirma o presidente da Atitus, professor Eduardo Capellari.

O head de Inovação do Atitus Hub, Gláuber Signori, considera que o objetivo foi alcançado com excelência. "Mais do que termos grandes ideias sendo desenvolvidas, possibilitamos aos nossos colaboradores desenvolverem e melhorarem habilidades e competências dos profissionais do futuro. Somos uma Instituição de Ensino empreendedora e inovadora, mais uma vez reforçamos isso diante de um momento tão delicado no qual estamos vivendo, realizamos um grande evento online que possibilitou pensarmos soluções para a aprendizagem contínua (Life Long Learning), visando o futuro do ensino superior, um tema tão importante e impactante”, completa.

Além de pensar o futuro da educação, o evento também teve como objetivo desenvolver nos participantes competências intraempreendedoras, cada vez mais essenciais para os negócios. Durante o dia, os participantes formaram equipes e passaram por workshops de ideação, exploração e validação. Cada equipe pôde gerenciar o melhor horário para realizar as atividades. Para auxiliar os participantes no desenvolvimento dos projetos, o evento contou com um time de mais de 20 mentores, com experiência em diferentes áreas de um negócio.

Ao fim do dia, os sete projetos desenvolvidos foram apresentados na forma de pitch a uma banca, composta por Claudemir Bragagnolo, presidente do Conselho de Administração; Eduardo Capellari, presidente; William Zanella, vice-presidente Acadêmico; Marilú Benincá de David, vice-presidente administrativa; Marc Deitos, diretor do Campus Porto Alegre; Alfredo Fedrizzi, conselheiro, e Márcia Capellari, presidente da Fundação Atitus. Todas as atividades foram realizadas online, com o auxílio das ferramentas Zoom e Aevo.

A vencedora foi a equipe EC - Experiências e Conexões. “O Hackathon Unlimited foi um ótima experiência oportunizada pela Atitus. Nossa equipe EC - Experiências e Conexões foi muito engajada e comprometida em todas as etapas da metodologia proposta no desafio. Usufruímos com sabedoria das contribuições dos mentores que possuíam expertise na área de atuação da nossa ideia. Entre os diferenciais de nossa proposta estão o networking, ser uma plataforma colaborativa e aberta. Exercitamos e muito esses diferenciais na nossa atuação como equipe no hackathon. Associados a habilidades e competências complementares, comprometimento e foco nas características de negócios de sucesso que nos levaram ao êxito no desenvolvimento de nossas ideias ao longo das 12h de intenso aprendizado”, comenta a integrante Andréa Mussi, professora do PPGARQ/Atitus.

No sábado (15), fechando as atividades do evento, os campi Passo Fundo e Porto Alegre receberam ação no formato pit stop, com a entrega de kits aos participantes. O Hackathon contou com patrocínio Hi Order e Whydea, e apoio da Actus Estratégia em Eventos, Arbache, Aevo, Clínica Merece e Time Escape Game.

Conheça mais sobre as soluções que conquistaram os primeiros lugares.

EC - Experiências e conexões

Uma plataforma de conexão que une pessoas que querem aprender com pessoas que querem ensinar.

Equipe: Andréa Mussi, Grace Cardoso, Eliká Ceolin, Júlia Teston Machado, Betina Pazinatto, Ana Paula Zarth e Cláudia Santos

Keep Üp - Portal gamificado

Plataforma gamificada para ajudar instituições de ensino a reduzir os seus índices de evasão, através do perfil e acompanhamento desses clientes.

Equipe: Eduardo Müller Araújo, Jéssica Novaes, Luciano Faustinoni, Karen Vidaleti, Mônica Bauer, Muriane Zimmer.

IVA - Atitus virtual assistant

Solução ágil e centralizada de atendimento telefônico, por meio de inteligência artificial e com um toque humanizado

Equipe: Josiane Razera, Laércio Maculan, Francieli Teixeira, Eduarda Perin, Andressa Rebequi e Márcio Florão.

O que dizem os participantes

“O entendimento do potencial de mercado da proposta e sua viabilidade de implantação como um negócio sustentável e coerente com as expectativas e objetivos demonstrados no escopo do Hackathon foram progressivamente amadurecendo junto a nossa equipe ao longo das mentorias, workshops e apresentações da comissão organizadora. Buscamos corresponder a cada item solicitado e priorizar aqueles que compreendemos serem essenciais para um negócio de excelência, condizente com a visão, missão e princípios da Atitus.”

Andréa Mussi, do PPGARQ/Atitus.

“Participar do Hackathon foi muito gratificante e inspirador! Trabalhamos intensamente por 12 horas e, com o apoio fundamental dos mentores, conseguimos aprimorar e desenvolver a nossa ideia! Gratidão à equipe organizadora, à Atitus e principalmente à equipe de mulheres incríveis que compõem a EC: Experiências e Conexões. Ultrapassamos nossos limites e agora, vamos à implantação da nossa ideia!”

Ana Paula Zarth, supervisora executiva da Atitus

FIQUE LIGADO
NA ATITUS

Ao se cadastrar para receber nossos conteúdos, você concorda com os Termos de Uso e Políticas de Privacidade.

Fale com a gente

51 4004 4818

© 2022 Atitus Educação.

logo