Revista Brasileira de Direito da Atitus alcança Qualis A1, a nota máxima da CAPES
Publicado em 31/01/2026
Escrito por: Eduarda Ricci Perin
Reconhecimento confirma a excelência acadêmica da Escola de Direito da instituição
A Revista Brasileira de Direito, vinculada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da Atitus, conquistou a classificação Qualis A1, a nota máxima de avaliação da qualidade de periódicos científicos no Brasil, atribuído pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
O reconhecimento confirma a excelência acadêmica da instituição na área do Direito, reforçando a solidez científica e ampliando o impacto nacional e internacional das pesquisas desenvolvidas no âmbito do Mestrado e Doutorado em Direito da instituição.
Segundo a coordenadora da Pós-Graduação Stricto Sensu da Atitus, Salete Oro Boff, a conquista se soma a um conjunto consistente de diferenciais acadêmicos. “A classificação da Revista Brasileira de Direito como Qualis A1 agrega-se como mais um diferencial dos cursos, somada ao conceito 4 CAPES na Avaliação Quadrienal, à dupla titulação internacional e à atuação comprometida de professores e pesquisadores”, destaca.
Para o diretor da Escola de Direito da Atitus, Leandro Caletti, manter uma revista no mais alto estrato do Qualis fortalece diretamente a formação acadêmica. “Um programa de pós-graduação stricto sensu em Direito que mantém uma revista Qualis A1 consolida sua excelência acadêmica e amplia seu impacto na formação de pesquisadores qualificados. Trata-se de um instrumento fundamental para a disseminação de conhecimento rigoroso, com alcance nacional e internacional”, afirma.
Uma trajetória construída com rigor e visão acadêmica
Criada inicialmente pelo curso de graduação em Direito da Atitus, a Revista Brasileira de Direito passou, a partir de 2013, a ser vinculada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu. Desde então, consolidou-se como espaço de referência para a divulgação de pesquisas nacionais e internacionais alinhadas às suas linhas editoriais.
Editor-chefe da publicação, Fausto Santos de Morais destaca que o reconhecimento é resultado de um trabalho contínuo de qualificação editorial e projeção internacional. “Fico feliz com o resultado. Desde 2015, quando assumi a revista na condição de editor-chefe, conseguimos manter o reconhecimento da sua qualidade com o status A1 e a indexação em uma das bases internacionais de maior repercussão, a Web of Science. Tenho certeza de que essa condição ilustra a excelência das ações do nosso Mestrado e Doutorado em Direito, bem como o reconhecimento nacional e internacional do programa”, afirma.
A revista adota o sistema de duplo blind peer review, com avaliação anônima por, no mínimo, dois pareceristas, e publica apenas artigos inéditos com alto nível de originalidade, consistência teórica e relevância científica. Os trabalhos dialogam com temas contemporâneos do Direito, como direitos fundamentais, democracia, ética, sustentabilidade, novas tecnologias e teoria jurídica no século XXI.
Corpo editorial de referência nacional e internacional
A Revista Brasileira de Direito conta com um corpo editorial formado por pesquisadores de reconhecida trajetória acadêmica, vinculados a instituições brasileiras e estrangeiras, reforçando sua projeção internacional. Além do editor-chefe Fausto Santos de Morais, integram a equipe a editora executiva Eduarda Perini e o editor técnico Wanduir Sausen.
O conselho editorial reúne professores e pesquisadores de universidades como UFSC, UFMG, UnB, UFBA, FDV, UNIVALI, além de instituições internacionais da Itália, Espanha, França, Argentina, Colômbia e Peru, entre outras.
Com periodicidade quadrimestral, a revista recebe artigos em português, inglês, italiano e espanhol, consolidando-se como um espaço plural e qualificado para o debate jurídico contemporâneo.
Acesse as edições e mais informações sobre a Revista, aqui.
