Pesquisa sobre sustentabilidade e a produção do queijo canastra é realizada em Minas Gerais

Publicado em 02/02/2023

Levantamento de dados aconteceu em propriedades rurais na Serra da Canastra

O grupo de pesquisa Sustentabilidade e Sociedade, do Mestrado em Administração da Atitus Educação, foi representado pela professora Dra. Leila Dal Moro, em uma viagem técnica para a região da Serra da Canastra, em Minas Gerais. A atividade foi realizada dos dias 16 a 21 de janeiro e teve como objetivo coletar dados e informações sobre sustentabilidade, sucessão e o papel da mulher na produção do queijo canastra.

Na oportunidade, a docente visitou diversas propriedades rurais e produtores de queijo daquela região. Para Leila, o modo de produção do queijo canastra tem suas particularidades, principalmente em questões como pastagem, qualidade da água e ambiente de maturação. O produto é reconhecido desde 2008 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como patrimônio cultural imaterial brasileiro.

visita-tecnica (3).jpg

A relevância e a necessidade de aprofundar os estudos sobre o tema também foram destacadas pela professora. “É importante pesquisar regiões nacionais onde existe a valorização da mão de obra familiar, segurança alimentar e cuidados com a sustentabilidade, pois uma grande parte dos queijos também é enviada para fora do país”, considera. Além disso, a produção regional estimula a economia e contribui para a permanência e manutenção de famílias no campo.

visita-tecnica (1).jpeg

Agora, a partir dos dados coletados pela pesquisadora da Atitus, “será possível entender fatores importantes de um produto nacional com selo de origem, no caso do queijo canastra, bem como, contribuir com publicações em revistas com alto fator de impacto”, explicou a docente. O conteúdo também servirá como base para futuros estudos desenvolvidos pelo programa de mestrado da instituição.