Parceria da Atitus com a Prefeitura de Fortaleza capacita 22 mil estudantes em dois anos
Publicado em 21/12/2024
Escrito por: Caue Fonseca
Projeto Juventude Digital nasceu em Centro de Conhecimento da Atitus
Um projeto que nasceu na Atitus Educação fez a diferença para estudantes a 3,8 mil quilômetros de distância do seu campus, em Passo Fundo.
No dia 13 de dezembro, uma comitiva da Atitus viajou a Fortaleza para uma das últimas entregas do projeto Juventude Digital, uma parceria da instituição com a Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza, realizada por meio da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação (Citinova).
Nos últimos dois anos, a Atitus capacitou, à distância, 306 monitores para ministrar aulas de Projeto de Vida e Carreiras do Futuro. Estes, por sua vez, ensinaram mais de 22 mil alunos do 9º ano do Ensino Fundamental.
Juventude Digital capacita estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental
Os cursos do Juventude Digital são oferecidos pela prefeitura da capital cearense no turno inverso às aulas do currículo tradicional, proporcionando aos alunos ensino em tempo integral voltado à preparação para o mercado de trabalho, com formação em tecnologia.
Conforme Irani Roani, Gestora de Projetos do Centro de Educação e Tecnologia da Atitus Educação, o projeto tem como diferencial a possibilidade de ser aplicado à distância e replicado em outros lugares devido à sua metodologia.
“A pandemia nos trouxe esse tipo de aprendizado, né? Apesar de ser aplicado à distância, vale destacar o carinho que recebemos dos monitores e dos coordenadores do projeto em Fortaleza. Eles sempre nos abraçam com aquele sentimento de ‘como é bom ver que você existe de carne e osso’“, brinca Irani.
Irani esteve em Fortaleza representando a Atitus ao lado de Patrick da Silva, Assistente de Operações do Centro de Educação e Tecnologia da Atitus. Eles foram recebidos por Gildazio Rodrigues, Gerente da Célula de Educação em Tempo Integral em Fortaleza, Lidiana Gomes de Oliveira, Gerente da Célula de Desenvolvimento Curricular, e Adriana Claudia, Supervisora da Célula de Tempo Integral.
Representantes da Atitus visitaram Fortaleza em 13 de dezembro
Para encerrar o Juventude Digital com chave de ouro, a Atitus aplicou testes de pensamento computacional nos monitores e estudantes capacitados. Nas próximas semanas, os resultados serão comparados ao mesmo teste realizado antes do início do projeto, com o objetivo de medir a evolução alcançada.
O projeto Juventude Digital é um bom exemplo do funcionamento do Centro de Educação e Tecnologia, ligado à Escola de Negócios e Tecnologia.
Assim como os demais Centros de Conhecimento da Atitus, ele tem a missão de transformar o conhecimento gerado na Atitus em projetos aplicáveis em parcerias com empresas, governos, entidades e outros setores da sociedade em qualquer lugar do mundo.