“Para inovar, é preciso entender o que está por vir e ir além”, ensina Hitendra Patel
Publicado em 15/07/2023
Referência mundial em inovação, indiano apresentou painel sobre liderança, nesta quinta-feira, em Porto Alegre
Pensar no que ainda está por vir e imaginar além. Segundo o pensador indiano Hitendra Patel, este é o primeiro passo para se produzir ideias inovadoras. Referência mundial em inovação e transformação de negócios, Patel apresentou um painel nesta quinta-feira (13/7) sobre Tendências de Inovação e Liderança para o Futuro, no Instituto Caldeira, em Porto Alegre. O evento foi promovido em parceria entre a Atitus e o Instituto Caldeira. Patel é CEO da IXL Center Painel, consultoria parceira da Revista Amanhã no Prêmio Campeãs da Inovação. Segundo Patel, o ponto em comum entre as grandes inovações é a capacidade dos seus criadores de prever cenários, antecipar e visualizar soluções para necessidades quando elas ainda são incipientes. Como exemplo, ele cita o uso massivo da inteligência artificial.
“Em 2022, todos ficamos maravilhados com o ChatGPT, mas a empresa que o criou a OpenAI, trabalha nele desde 2010. Eles perceberam com antecedência o poder desta inovação”, destacou. Outro passo importante, de acordo com Patel, é o momento de trocar o planejamento pela ação. Não adianta identificar uma oportunidade de inovar sem tirar a ideia do papel.
“Isso é o que os líderes das empresas de tecnologia têm em comum. Eles souberam a hora de partir para a ação. Por isso, outra dica importante para inovar é abraçar o momento e colocar as ideias em prática.
Inovação na Atitus
Aqui na Atitus, o olhar no futuro está sempre presente quando pensando em inovação. Isso ocorre no nosso modelo de negócios, baseado em um ecossistema de empresas que atuam em conexão e se complementam. A inovação está presente também no modelo educacional atualmente em implementação, segundo o conceito de universidade empregadora, com foco no mercado e na formação de profissionais preparados para transformarem suas jornadas.