NEPMour-S celebra conquistas e estabelece metas para 2024

Publicado em 06/12/2023

Escrito por: Eduarda Ricci Perin

Grupo de Pesquisa do Mestrado em Arquitetura e Urbanismo reúne pesquisadores, parceiros internacionais, mestrandos e alunos de iniciação científica da instituição

No cenário acadêmico do Programa de Mestrado em Arquitetura e Urbanismo, um grupo de pesquisa tem se destacado pelos resultados alcançados em 2023 e pela visão ousada para o próximo ano. O NEPMour-S, liderado pelo professor Alcindo Neckel, reuniu professores, pesquisadores, mestrandos e alunos de iniciação científica em um evento de celebração e planejamento para discutir as conquistas de 2023 e estabelecer metas para 2024.

O professor Laercio Maculan, integrante do grupo, expressou sua satisfação com os resultados obtidos, afirmando que o ano foi marcado pela superação de metas e conquistas significativas. Maculan destacou a importância de encontrar parceiros acadêmicos tanto no Brasil quanto na Europa, enfatizando as colaborações estabelecidas com grupos de pesquisa internacionais e agências espaciais de renome, como a NASA e a Agência Espacial Europeia.

"Estabelecemos parcerias estratégicas que nos habilitam a acessar técnicas de cartografia, sensoramento remoto e geoprocessamento de última geração. Isso impulsiona nossas pesquisas e nos permite contribuir para a compreensão e enfrentamento das questões relacionadas ao aquecimento global e às mudanças climáticas," ressaltou Maculan.

O professor Alcindo Neckel compartilhou as perspectivas do grupo para o próximo ano, destacando a ambição de produzir 27 artigos de nível A1 e apresentar 22 artigos em congressos internacionais. Para alcançar esses objetivos, Neckel enfatizou a importância do treinamento contínuo e do engajamento dos membros do grupo. Ele revelou também a busca ativa por bolsas de pesquisa, mencionando projetos em andamento com a Agência Espacial Europeia, Universidade do Minho, pesquisadores dos Estados Unidos e um projeto em fase de aprovação com a Universidade de Dubai, que prevê a alocação de 1 milhão de reais em bolsas.

Grupo NEPMour-S.JPG

O evento contou com a presença da head de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, Caliane Almeida, que enfatizou a importância dessas ações para o fortalecimento do grupo e a promoção do conhecimento científico. A head ressaltou que a busca por parcerias internacionais eleva o nível da pesquisa realizada e contribui para a formação acadêmica e profissional dos alunos envolvidos. "Essas ações só vêm a fortalecer a noção do coletivo para o alcance de cada vez mais impactos a partir da pesquisa científica e da publicização dos resultados provenientes dela. Parabéns aos docentes, pesquisadores e egressos que compõem esse grupo extraordinário," declarou Caliane Almeida.

Para o ano de 2024, o NEPMour-S também tem planos de iniciar uma nova turma composta por alunos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil. Esses estudantes irão participar de um processo de treinamento intensivo com duração de seis meses, visando habilitá-los a dominar as técnicas inovadoras e pertinentes que constituem o foco das pesquisas.