Mestrandos da Atitus participam de evento no Chile

Publicado em 19/10/2022

Evento aconteceu de 13 a 15 de outubro e reuniu Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito

Os mestrandos em Direito pela Atitus Educação, Felipa Ferronato dos Santos, Jane Spessatto, Katuscio Mottin e Vanessa Cescon participaram dos dias 13 a 15 de outubro, do XI Encontro Internacional do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI). O evento teve como tema principal “Direitos Sociais, Constituição e Democracia na América Latina" e aconteceu em Santiago, no Chile.

A edição do CONPEDI deste ano teve como objetivo proporcionar um ambiente de debate sobre pesquisa jurídica nacional, voltada para a divulgação e intercâmbio científico, em parceria com instituições de ensino do exterior. Na oportunidade, os mestrandos da Atitus contribuíram com as atividades propostas, na apresentação de seus trabalhos científicos ao público presente.

Segundo a futura mestre, Vanessa Cescon, a realização do CONPEDI no Chile proporcionou o diálogo com outros profissionais e pesquisadores da área. “A experiência foi única, além do conhecimento acadêmico e troca de aprendizados e informações, poder conhecer a cultura chilena, os lugares e a gastronomia, foi incrível”, explicou a mestranda, que apresentou os artigos “Influências da Globalização na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)” e “A Alta Produtividade dos Transgênicos e o Direito à Alimentação Adequada".

Durante o encontro, a pesquisadora Felipa Ferronato dos Santos, expôs sobre o tema “Participação Feminina na Política Brasileira: dos Estereótipos de Gênero à Violência Política”. Ela avalia como foi prestigiar o evento. “Discutimos e conhecemos assuntos importantes, além de aprender com palestrantes renomados. A participação foi de grande contribuição individual aos acadêmicos e pesquisadores e demonstra a diversidade de pensamento, bem como, a necessidade de discussão constante dos temas que envolvem o Direito, a Constituição e o fortalecimento da democracia na América Latina”, salientou.

A oportunidade de estar no CONPEDI e apresentar os artigos escritos durante o mestrado da Atitus também foi destacada por Jane Spessatto. “Estiveram reunidos inúmeros acadêmicos e importantes pesquisadores brasileiros e estrangeiros das diversas áreas do Direito, de elevado saber jurídico contando com debates de alto nível. Na ocasião foi possível conhecer de forma mais clara o momento social e político atual do Chile e a tudo isso, somou-se o clima agradável e as belezas do país vizinho, o que deixou o momento ainda mais enriquecedor”, enfatizou.

Conforme pontua o mestrando Katuscio Mottin, o evento também serviu para dialogar com participantes de outros estados brasileiros. “Foi uma experiência muito válida, onde trocamos conhecimento inclusive com investigadores do Amazonas, sobre as linhas de pesquisa que atualmente estamos desenvolvendo na Atitus. Nesse sentido, quero destacar o quão importante e gratificante foi representar a nossa instituição por lá”, ressaltou Mottin.

O XI Encontro Internacional do CONPEDI foi realizado na Universidad de Santiago de Chile (USACH) e coorganizado juntamente com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

CONPEDI

O CONPEDI é a Sociedade Científica do Direito no Brasil, organizado através de uma associação civil com personalidade jurídica de direito privado e sem fins econômicos que incentiva e promove os estudos jurídicos e o desenvolvimento da pós-graduação em Direito no Brasil. Suas ações institucionais respondem ao desafio de projetar a pesquisa jurídica para o avanço social do Brasil.

Com este objetivo, apoia os Programas de Pós-Graduação nas instituições brasileiras de ensino, colabora com a definição de políticas para a formação de pessoal docente e discente da área jurídica. Além disso, formula e propõe sobre temas de interesse da pesquisa e da pós-graduação em Direito junto às autoridades educacionais, defende e promove a qualificação do ensino jurídico.

foto2.jpeg