Mestrado em Direito tem primeiras duplas titulações internacionais

Publicado em 20/06/2023

Programa da Atitus Educação tem parceria com a Università degli Studi di Perugia

Enriquecer a formação acadêmica por meio da dupla titulação e proporcionar aos mestrandos uma oportunidade única de imersão internacional faz parte das atividades propostas pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito (PPGD), da Atitus Educação. Nesta semana, dois mestrandos da instituição receberam as primeiras duplas titulações do programa, em parceria com a Università degli Studi di Perugia (UNIPG), em Perúgia, na Itália.

O agora mestre em Direito pela Atitus e pela UNIPG, Lucas Carini, avalia como foi receber a dupla titulação. “É uma honra ter defendido minha dissertação de mestrado na Universidade de Perúgia, na Itália. Uma bela oportunidade proporcionada pelo programa de mestrado da Atitus, por meio do qual os pesquisadores brasileiros podem expôr seus trabalhos”, celebrou Carini. A tese intitulada “Regulamentação de sistemas de inteligência artificial no poder judiciário: um estudo comparativo entre Brasil e Itália”, foi defendida em italiano e teve orientação do professor da Atitus, Fausto Santos de Morais.

mestrado1 (1).jpeg

Já a mestre Ana Júlia Oliveira Alcântara defendeu, também em italiano, a tese “Vulnerabilidade dos Titulares de Dados Genéticos frente à Revolução Biotecnológica”. Ela explica como foi sua banca e a importância do apoio recebido pelos professores. “A defesa foi bem desafiadora, por ser em outro país, outra língua, mas deu tudo certo, estou muito feliz pelo resultado, por ter dado tudo certo. O apoio dos professores foi muito importante, pois me deixaram mais segura e tranquila durante todo o processo”, disse.

“O sentimento agora é de felicidade, ainda mais como uma das primeiras a receber a dupla titulação e de ter aberto essa porta. Espero que muitos alunos venham a fazer essa defesa também e até participar das aulas. Eu fiz as aulas online por conta da pandemia, mas o programa é interessantíssimo e vale muito a pena, com certeza”, comemorou Ana Júlia, que teve sua tese orientada pela professora e coordenadora do mestrado em Direito da Atitus, Salete Oro Boff.

mestrado1 (2).jpeg

Segundo a professora Salete, a conquista dos mestrandos reforça o compromisso de um ensino diferenciado proposto pela instituição. “Hoje recolhemos o fruto de um longo trabalho que começou em 2015, com a primeira visita do professor Maurizio Oliviero, agora reitor da UNIPG. Nós marcamos uma etapa histórica pelo mestrado da Atitus: os primeiros alunos de Passo Fundo que obtém uma dupla titulação em um mestrado em Direto com a Itália,” explicou.

Para o professor do mestrado em Direito da Atitus, Jacopo Paffarini, a conexão com outros países e culturas contribui ainda mais para a formação acadêmica. “A internacionalização significa interculturalidade: os alunos na UNIPG ganham mais do que um título. Eles fazem um percurso que vai mudar o modo de pensar e solucionar questões jurídicas, mas também ganham a possibilidade de programar uma parte da própria vida aqui na Europa, tendo a possibilidade de acessar o mercado do trabalhador”, salientou Jacopo, que acompanhou os mestrandos nas defesas.

Viagem de estudos

As duplas titulações de Ana Júlia e Lucas aconteceram durante uma viagem de estudos à Europa, de professores e mestrandos do Direito da Atitus. Na oportunidade, o grupo participou de mostras de trabalhos, visitas técnicas, seminários, entre outras atividades em instituições de ensino e organizações internacionais, na Espanha, Itália e Suíça.

Integram a viagem de estudos os professores Jacopo Paffarini, José Luís Bolzan de Morais, José Renato Gaziero Cella e Luiz Otávio Pimentel. E como mestrandos, além de Ana Júlia e Lucas, Érica Vanessa Santori, Kaue Peux, Leonardo Calice Schneider, Letícia Natiele da Silva Simsen, Thaís Rodrigues de Chaves e Vanessa Cescon.

Programa de Mestrado e Doutorado

As inscrições para os programas de Mestrado e Doutorado da Atitus seguem abertas. Os interessados em um dos programas oferecidos pela instituição devem se inscrever até o dia 3 de julho, no site do programa correspondente, em https://atitus.edu.br/.