Histórias que inspiram: conciliando os estudos com a vida de escritora

Publicado em 02/12/2022

Acadêmica de Medicina lançou seu primeiro livro de poesias

A arte de escrever possibilita ir além do imaginável, transbordar sentimentos, ideias e pensamentos. É tornar mágico tudo aquilo que o escritor coloca no papel, eternizando momentos para as futuras gerações. A aluna do curso de Medicina, da Atitus Educação, Kerolayne Lisa Thimoteo da Costa é um exemplo disso, ao conciliar os estudos com a paixão pela escrita. Recentemente, a jovem publicou o livro "Paralelo 25", uma coletânea de poesias tendo o cotidiano como pano de fundo.

A estudante do sexto semestre de Medicina considera que o gosto pela escrita veio de diversas inspirações. “Sempre amei escrever, é o meu processo de catarse (no qual nossas emoções se mostram da forma mais pura). Minha inspiração foi a poetisa portuguesa Florbela Espanca, que minha irmã me apresentou. Fui incentivada a ler e a estudar, criei essa paixão graças aos meus pais que me colocaram em contato com a arte desde muito nova”, revela.

kerolayne2.jpg

O primeiro livro de Kerolayne é publicado após um ano de dedicação ao projeto. “O livro demorou praticamente todo o ano de 2022 e surgiu como um desafio imposto pelo poeta Marcelo Frota. Ele apostou suas fichas em mim e me fez acreditar que poderia transformar a vida das pessoas com a minha escrita”, enfatiza a autora.

“Minha primeira poesia surgiu dentro de um ônibus olhando para a natureza e pensando nas mudanças que queria realizar nas esferas da minha vida. A poesia que mudou minha vida foi a de nome “Catacrese”, na qual a partir dela, começou a nascer Paralelo 25”, explica Kerolayne.

Os leitores podem encontrar na obra poesias de temática sentimental, englobando o universo feminino, entre outros tópicos. “O livro contêm poesias voltadas ao feminino e abordam a temática dos sentimentos e das paixões. Minha intenção é tocar o coração do leitor para que ele se identifique, pois elas - as poesias - são semelhantes às nossas experiências sobre o amor e sobre a realidade do mundo”, salienta.

kerolayne1.JPG

A futura médica destaca ainda como a Atitus Educação contribuiu para com seu projeto pessoal. “A Atitus me ensinou a empreender e acreditar nos meus projetos. Todos temos capacidade de chegar onde se almeja e “transformar nosso amanhã”'', disse a estudante.

Os planos de Kerolayne como escritora devem seguir, unindo a profissão com o gosto pela escrita. “Meus próximos projetos estão na esfera da psiquiatria e será uma prosa, mas também pretendo ter mais alguns livros de poesias, pois como o poeta português Fernando Pessoa reflete: "Toda a poesia - e a canção é uma poesia ajudada - reflete o que a alma não tem. Por isso a canção dos povos tristes é alegre e a canção dos povos alegres é triste”, completou.

Sobre a obra "Paralelo 25"

A obra de estreia de Kerolayne Thimoteo é uma “coletânea de poesias que transita de um modo lindo entre as concepções de amor, o erotismo e a feminilidade, construindo um eu lírico intenso. Com o cotidiano como pano de fundo, "Paralelo 25" é repleto de versos que dialogam, principalmente, com a temática do feminino latente, potente e transformador”.

O livro é um lançamento da Editora Penalux e pode ser adquirido por meio do link: https://bit.ly/3Vn1jsP.