Expo Seara reforça conexão entre academia e mercado no Campus do Agronegócio da Atitus
Publicado em 25/10/2025
Evento que dialoga com a vertical de Proteína Animal reuniu produtores integrados, expositores e estudantes
A segunda edição da Expo Seara Passo Fundo reforçou o propósito da Escola do Agronegócio da Atitus Educação de promover uma formação conectada às demandas reais do setor produtivo. Realizada no Campus do Agronegócio da Atitus, em parceria com a JBS, membro estratégico do Programa de Parceiros da Escola do Agronegócio da Atitus, a feira reuniu 500 produtores integrados, mais de 30 expositores e estudantes da Escola para um dia de painéis, imersões práticas e troca de conhecimento sobre avicultura, tecnologia, inovação.
De acordo com o diretor da Escola do Agronegócio, Deniz Anziliero, o evento consolida o papel da instituição como ponte entre o conhecimento acadêmico e o mercado. “No Campus do Agronegócio da Atitus, o conhecimento e o mercado se conectam. Estamos com a Expo Seara, unindo Atitus e JBS, reforçando nossa conexão radical com o mercado. Aqui, nossos alunos se conectam com o agronegócio, aprendem na prática e transformam o setor. A Atitus forma profissionais que irão mudar o futuro do agronegócio”, destaca.

Ao longo do dia, os participantes acompanharam palestras sobre temas estratégicos para o setor, como boas práticas de ambiência em frangos de corte e inovação e tecnologia na produção animal. A programação dialoga diretamente com a vertical de Proteína Animal, uma das quatro frentes que estruturam a atuação da Escola do Agronegócio da Atitus, ao lado de Grãos; Máquinas, Implementos e Tecnologias; e Gestão e Liderança.
Para o estudante de Medicina Veterinária, Atanael Zanin, participar da Expo Seara é vivenciar na prática o que se aprende na sala de aula. “Ter um evento como a Expo Seara dentro do Campus do Agronegócio mostra como os cursos da Atitus estão cada vez mais conectados com o mercado. Cada experiência complementa o que aprendemos nas aulas”, ressalta.

O evento também destacou a importância da integração entre empresas e academia na formação de profissionais preparados para os desafios do agronegócio. Segundo Fernando Tibola, gerente de Agropecuária da Seara e docente da Escola do Agronegócio, a feira é um investimento no futuro. “Essa parceria entre a empresa e a academia forma profissionais preparados para inovar em toda a cadeia produtiva, do campo à indústria”, afirmou.
Além de fortalecer o vínculo entre estudantes e o setor produtivo, a feira reuniu produtores e empresas que apresentaram o que há de mais atual em tecnologia e equipamentos para a avicultura. “Uma feira com uma variedade enorme de estandes, tecnologia de ponta, traz tudo o que há de melhor hoje no mercado da avicultura. Eu, que já estou há 26 anos na atividade, vejo como a tecnologia está presente em tudo. É uma feira voltada às necessidades reais do produtor”, destacou Gilmar Rodrigues, produtor integrado da Seara.

Para Vitor Debortolli, expositor das empresas Avinova e Plasson, a presença dos estudantes e produtores é um diferencial importante. “A presença dos acadêmicos da Atitus é muito importante para apresentar a eles o potencial da avicultura dentro da cadeia produtiva e aproximá-los desse nível de tecnologia que muitas vezes fica distante do ambiente acadêmico”, comentou.
Com uma programação voltada à integração entre ensino, pesquisa e mercado, a Expo Seara Passo Fundo reafirma o compromisso da Atitus em ser uma instituição protagonista na transformação do agronegócio, formando profissionais inovadores e conectados com o futuro do setor. Para 2026, já está confirmada a próxima edição da Feira novamente no Campus do Agronegócio, com a proposta de agregar mais empresas e tecnologias
