Experiência acadêmica e de mercado são diferenciais da nova coordenadora do curso de Farmácia
Publicado em 03/05/2023
Escrito por: Fabiano Oliveira
Eduarda Anziliero sempre conciliou a área acadêmica com a profissional
Com 15 anos de trajetória profissional, a nova coordenadora do curso de Farmácia, da Atitus Educação, Eduarda Bassi Anziliero, defende que a inovação e a conexão com o mercado de trabalho devem fazer parte do dia a dia dos futuros farmacêuticos. A profissional atua nas áreas de biologia celular, microbiologia, imunologia e virologia. Possui expertise em análises clínicas ambulatorial e hospitalar e é mestra em Bioexperimentação e Especialista em Análises Clínicas e Toxicológica.
Inspirada na irmã mais velha, para seguir carreira na mesma profissão, Eduarda conta que sempre se dedicou à área e, mesmo com a docência, nunca saiu do mercado de trabalho. “Atuei muitos anos na Unimed, no Hospital São Vicente de Paulo e, com a docência, como eu já tinha experiência, fui aprovada no edital da Fasurgs, em 2022, no curso de Farmácia, o qual tinha sido recém lançado, com uma turma de cinquenta novos alunos”, disse.
Mais conhecida como Duda, a professora passou a dar aula por aqui com a aquisição da Fasurgs pela Atitus e, agora, assume a coordenação do curso. “Gosto de estar aqui, me dedico, circulo em outros cursos da área da saúde, dando aula também nos cursos de Odontologia e Enfermagem. Esse contato multicursos é importante para o que a gente está buscando para o futuro como instituição, o que me fez aceitar esse desafio”, considera.
“Hoje o profissional farmacêutico tem mais de cem áreas de atuação que são reguladas pelo nosso próprio conselho. Então é permitido um leque de atuação e precisamos atender um pouquinho de cada área, seja o farmacêutico na parte estética, na parte industrial do medicamento ou na parte de análises clínicas, por exemplo”, frisa.
Os desafios de atender o mercado também foram destacados por Eduarda. “Essa demanda é muito interessante, porque podemos instigar que o aluno considere atuar nas demais áreas da profissão, atendendo uma grande demanda que o mercado tem. Aliás, o profissional formado em Farmácia está no top 3 de maior empregabilidade, o que certamente vai garantir a sua colocação no mercado de trabalho. E é muito gratificante podermos atender essa expectativa”, explica.
Nesse sentido, a nova coordenadora aposta que a inovação e conexão com o mercado são primordiais durante a formação acadêmica. “Prezamos a formação do perfil do profissional que o mercado espera e, estar em contato com as empresas de Passo Fundo e região nos abre portas, em termos de convênios futuros, tanto para estágios, quanto para trazer alguma organização para assinar uma trilha de aprendizagem, por exemplo”, salientou.