SIMULADÃO DO ENEM. INSCREVA-SE AGORA MESMO.

Atitus Logo
AtitusCursosDiferenciaisInovação

Estudantes de Direito da Atitus assistem a sessão didática do TJ-RS

Publicado em 03/09/2024

Escrito por: Caue Fonseca

Alunos de Passo Fundo e Porto Alegre estiveram no Palácio da Justiça

Estudantes de Direito das duas unidades da Atitus Educação, de Passo Fundo e de Porto Alegre, se uniram na capital gaúcha para uma das atividades mais importantes para vivenciar o dia a dia da futura profissão: a sessão didática, realizada pela 8ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul.

Excepcionalmente, em razão dos efeitos da enchente de maio passado, a atividade foi realizada no Palácio da Justiça, no Centro Histórico de Porto Alegre, em vez da sede do Tribunal de Justiça.

Na sessão, os estudantes de Direito assistem aos desembargadores debaterem e decidirem sobre casos reais ao vivo. Anteriormente, com a devida autorização dos procuradores das pessoas representadas, os estudantes tiveram acesso aos autos dos processos para trabalho em sala de aula.

tj03.jpg Atividade foi excepcionalmente realizada neste semestre no Palácio da Justiçca

Na tarde de quinta-feira (29), eles puderam assistir ao julgamento dos desembargadores. Foi explicado também aos alunos todo o rito no qual são realizados os julgamentos dos recursos no Tribunal de Justiça. Na ocasião, foram julgados 11 recursos.

“Essa é uma atividade que costumamos realizar semestralmente, e o feedback é sempre muito interessante. Como a 8ª Câmara trabalha basicamente com casos do Direito de Família, é uma oportunidade para quem já teve essa disciplina vivenciá-la na prática. E, para quem ainda não teve, fica mais fácil de compreender”, observa a professora Lívia Copelli Copatti.

Livia, que acompanhou a atividade, leciona justamente o tema em questão, na disciplina de Direito Civil VI - Direito das Famílias e coordena o Nujur em Passo Fundo, Núcleo de Práticas Jurídicas da Atitus.

Também estiveram os professores Caroline Wust e José Carlos Kraemer. Ambos destacam a importância da atividade ao fazer com que os estudantes vivenciem o julgamento de processos reais, com suas particularidades.

“É uma oportunidade ímpar, pois é possível visualizar na prática todos os conhecimentos teóricos estudados em sala de aula, bem como aproximar o acadêmico da vida cotidiana do profissional da área jurídica. Aliar conhecimentos teóricos a vivências práticas é o que possibilita uma formação acadêmica e profissional completa”, avalia Caroline.

“A formação dos cursos de Direito necessita obrigatoriamente estar vinculada à prática jurídica. Compreender a dinâmica de formação da posição dos tribunais é essencial para os profissionais do presente e do porvir”, destaca José Carlos.

Questionados sobre o caso que mais chamou a atenção, os estudantes Victória Dal Agnol e Arilson Stein destacaram o mesmo processo. Um caso em que a Defensoria Pública solicitava o habeas corpus para um pai que, intimado para pagar a pensão alimentícia para a filha, uma menina que foi acolhida em uma ONG após o falecimento da mãe, alegou que não tinha condições e que a dívida era antiga.

“Me chamou bastante atenção o posicionamento dos desembargadores, pois três deles divergiram e, ao final, formularam uma decisão que pesava um pouco da opinião de cada um e conseguiram entrar em consenso”, observou Arilson.

tj02.jpg Atitus Educação reuniu 34 estudantes das unidades de Passo Fundo e Porto Alegre

Victoria destacou a atenção dos desembargadores aos estudantes: “Ainda não havia tido a oportunidade de vivenciar uma prática de forma tão intensa. Os desembargadores da 8ª Câmara nos deram uma aula, explicando todos os casos de forma didática, o que auxiliou e acrescentou muito para o nosso entendimento e conhecimento”, avaliou a estudante do 8º semestre.

Além dos 34 estudantes da Atitus, também estiveram presentes na atividade estudantes de Direito da Faculdade São Judas Tadeu e da Faculdade Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP).

Os trabalhos foram conduzidos pelo desembargador Luiz Felipe Brasil Santos, presidente da Câmara, com a participação dos demais membros do colegiado, os desembargadores João Ricardo dos Santos Costa, José Antônio Daltoé Cezar, Ricardo Moreira Lins Pastl e Roberto Arriada Lorea.

FIQUE LIGADO
NA ATITUS

Ao se cadastrar para receber nossos conteúdos, você concorda com os Termos de Uso e Políticas de Privacidade.

Fale com a gente

Contato

51 4004 4818

Contato

© 2024 Atitus Educação.

logo