Estude em 2024. Inscreva-se aqui!

Atitus Logo
AtitusCursosDiferenciaisInovação

Estagiando: o carinho pela Medicina refletido nos estágios

Publicado em 10/08/2023

Vivências na área foram compartilhadas por acadêmica da Atitus

Uma jornada repleta de aprendizado e de grandes momentos. É assim que a acadêmica do curso de Medicina, da Atitus, Mariane Setti Dambrós, define suas experiências de estágio. O envolvimento e dedicação da jovem em atividades voluntárias em prol da comunidade e o cuidado com o próximo, além de sua fascinação no funcionamento do corpo humano e da mente, a levaram a buscar graduação na área da saúde. As oportunidades de estágio da aluna, do décimo segundo semestre, foram compartilhadas em mais um conteúdo da série Estagiando.

Durante a faculdade, Mariane realizou estágios práticos, onde pôde conhecer o trabalho dos profissionais da área e desenvolver suas habilidades. “Ao longo da minha jornada, a Atitus me proporcionou estágios práticos no Hospital de Clínicas, que foram fundamentais para o meu desenvolvimento como profissional e ser humano. Desde o início, tive a oportunidade de vivenciar o dia a dia dos médicos, enfermeiros, técnicos e pacientes, o que foi enriquecedor além da sala de aula. A cada semestre, fui exposta a desafios e obstáculos que me permitiram me preparar para a carreira médica”, explica.

DSC_7729.JPG

Para ela, as oportunidades foram além, transmitindo valores essenciais como empatia e compaixão. “Tornar-me parte de uma equipe, de uma família médica, foi uma experiência única que me ajudou a crescer tanto como profissional quanto como ser humano. Cada sorriso, elogio, aperto de mão e abraço recebido dos pacientes após uma consulta permanecem gravados em minha memória. A semiologia, a parte clínica, a cirurgia e o internato foram oportunidades que me permitiram conhecer melhor a mim mesmo, aprimorar minhas habilidades e me preparar para o futuro como médica comprometida com o cuidado e o bem-estar dos pacientes”, salienta a aluna do campus Santa Teresinha.

Momentos memoráveis também foram compartilhados por ela, como a vez em que atendeu uma senhora com “um brilho especial em seu olhar”. “Em meu último dia de estágio, ela estava presente para uma consulta e, após nosso encontro, ela me abraçou e agradeceu, principalmente por ter ouvido suas palavras. Disse que fazia tempo que ninguém a ouvia e me presenteou com uma cesta de frutas. Esse simples gesto, acompanhado de palavras sinceras, mudou completamente o meu dia e me proporcionou uma compreensão mais profunda sobre a essência humana. Esse episódio reforçou a importância da empatia, do cuidado e da atenção ao próximo, e me deixou com a certeza de que a Medicina é verdadeiramente uma vocação para mim”, revela Mariane.

WhatsApp Image 2023-08-04 at 14.52.16.jpeg

A jornada de estágio foi repleta de desafios, aprendizados e momentos de conexão, conforme explica a acadêmica de 26 anos. “A importância dos estágios extracurriculares é inegável. A Atitus me proporcionou ainda a oportunidade de realizar um estágio no Hospital Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Essas experiências vão muito além do conhecimento técnico, pois são fundamentais para nos familiarizarmos com a nossa futura profissão, compreender os desafios que enfrentaremos e aprender a lidar com os obstáculos. Nos ajudam ainda a desenvolver habilidades essenciais, como empatia, resiliência e trabalho em equipe, preparando-nos para o exercício pleno da nossa vocação médica”, considera.

A busca pelos estágios na área médica também foi pontuada por Mariane. “A Atitus oferece diversas opções em diferentes lugares e cidades, o que amplia nossas oportunidades enquanto estudantes de Medicina. O primeiro passo é refletir sobre nosso futuro profissional, considerando nossa visão e possível especialidade médica. A partir disso, devemos procurar estágios que complementem nossa formação, proporcionando conhecimentos teóricos e técnicos relevantes para nossa área de interesse. Além disso, é importante considerar a oportunidade de fazer networking durante esses estágios, pois essas conexões podem ser valiosas para nossa trajetória futura”, disse ela.

WhatsApp Image 2023-08-04 at 14.52.17.jpeg

Agora, prestes a se formar no fim do ano, Mariane faz uma avaliação sobre sua experiência acadêmica e para o futuro. “Foram seis longos anos de faculdade, dedicados integralmente à minha graduação. Após alguns semestres, pude perceber e agradecer pela instituição em que estava matriculada. A Atitus revelou-se uma casa, assim como o Hospital de Clínicas vinculado à ela. Profissionais excepcionais, professores extremamente inteligentes e didáticos, além de uma coordenação sempre disposta a auxiliar os alunos, fizeram toda a diferença em minha formação”, enfatiza.

WhatsApp Image 2023-08-04 at 14.52.17 (1).jpeg

“A Atitus nos transmitiu um ambiente de aprendizado integral, teórico e prático, desde o início da faculdade. A instituição foi extraordinária e conseguiu capacitar jovens universitários a se tornarem médicos adultos. Só posso agradecer por fazer parte dessa faculdade e por ter aprendido com cada mestre, cada profissional da saúde e cada paciente ao longo desse caminho. Estou preparada para abraçar minha carreira médica com entusiasmo e gratidão pelas experiências vividas durante esses seis anos de dedicação”, celebrou a futura médica.

Série "Estagiando"

Toda a semana, contamos histórias de alunos e ex-alunos da Atitus que vivenciaram experiências enriquecedoras durante seus estágios. Acompanhe pelo site e pelas redes sociais da Instituição.

FIQUE LIGADO
NA ATITUS

Ao se cadastrar para receber nossos conteúdos, você concorda com os Termos de Uso e Políticas de Privacidade.

Fale com a gente

Contato

51 4004 4818

Contato

© 2024 Atitus Educação.

logo