Estagiando: Explorando o mundo da Psicologia por meio dos primeiros estágios

Publicado em 04/05/2023

Acadêmica fala sobre suas experiências na área durante a faculdade

Você já parou para pensar como os estágios podem ser um diferencial na construção da carreira profissional? A partir de suas experiências na área da Psicologia, a acadêmica da Atitus, Tanise Siscate Nervo, compartilha como essas vivências práticas contribuem para o desenvolvimento de habilidades e competências para o sucesso na profissão. Em mais um conteúdo da série Estagiando, vamos conhecer a história da aluna que defende a prática como um importante passo para aplicar e aprimorar os conhecimentos adquiridos durante a graduação.

A acadêmica conta que a escolha pelo curso de Psicologia foi feita pela afinidade com a área. “Sempre gostei da área da saúde, bem como de leituras relacionadas ao comportamento humano e à psicologia. Foi quando despertei meu interesse pelo curso, que aborda temas importantes na vida de todos nós, além de estar cada vez mais em ascensão”, salienta Tanise.

tanise-estagiando (4).jpeg

Já na faculdade, os primeiros estágios, até mesmo os da grade curricular, foram compartilhados pela aluna. “Até o momento minhas experiências de estágio estão sendo ótimas. No estágio Básico I, tive a oportunidade de participar da criação e desenvolvimento das atividades do Sinapsi, que estava começando o seu trabalho”, explica.

No estágio Básico II, Tanise teve os primeiros contatos com a psicologia clínica. “Tive a oportunidade de observar atendimentos individuais no Centro de Estudos da Família e do Indivíduo (CEFI), por meio da sala de espelho e posteriormente discutir os mesmos com a equipe”, destaca a acadêmica do campus Mont’Serrat. Agora, no estágio atual, a estudante conta que está realizada por tudo que está aprendendo. “Posso dizer que é uma riqueza de conhecimento ímpar. Se trata de uma clínica psiquiátrica com pronto atendimento, o Centro Interdisciplinar de Saúde Mental (CISAME)”, pontua.

tanise-estagiando (3).jpeg

“Lá tenho oportunidade de praticar a psicologia clínica tanto no contexto de internação (pacientes agudos), quanto no contexto ambulatorial (pacientes fora da crise). Manejos distintos que me trazem uma grande experiência e aprendizagem. Tendo sempre o respaldo de uma supervisão totalmente capacitada, de uma psicóloga e um psiquiatra”, completa Tanise.

A futura psicóloga acredita que realizar estágios durante a faculdade traz diversos benefícios para os acadêmicos. “É uma ótima oportunidade para se aprofundar em uma área já escolhida, conhecer locais e profissionais do meio, assim como se aprimorar em abordagens e áreas diversas”, defende ela.

Além disso, a acadêmica do nono semestre recomenda que é preciso se preparar. “Estudar muito sobre a área e abordagem que pretende trabalhar ou estudar para facilitar a escolha ajuda muito. Preparar o currículo e pesquisar locais que gostaria de se candidatar é muito importante”, disse.

tanise-estagiando (1).jpeg

Na reta final do curso, Tanise avalia como é ser aluna da Atitus e o que mais vai sentir falta depois de formada. “Só posso dizer que minha experiência como acadêmica da Atitus é maravilhosa. Me sinto em casa. Gosto da estrutura física e muito mais ainda da qualidade do ensino e dos professores, que sempre estão atualizados e disponíveis, além de serem muito atenciosos. É uma instituição muito próxima do aluno e muito pronta a resolver qualquer tipo de questão. Como é meu último ano de graduação, tenho certeza que sentirei falta de toda essa atmosfera que a Atitus nos oferece”, considerou.

Série Estagiando

Toda semana contamos histórias de alunos e egressos da Atitus que viveram experiências enriquecedoras nos estágios. Acompanhe pelo site e pelas redes sociais da Instituição.