Estude em 2024. Inscreva-se aqui!

Atitus Logo
AtitusCursosDiferenciaisInovação

Estagiando: explorando a Engenharia Civil desde o início

Publicado em 24/08/2023

Acadêmica da Atitus já está em seu sétimo estágio na área

Natural de Uruguaiana, Luiza Coutinho Lemes, estudante de Engenharia Civil, sempre demonstrou interesse pela construção de estradas desde sua infância, quando viajava com sua família. Além disso, as visitas a Porto Alegre despertavam sua paixão pela arquitetura e pelas construções urbanas da capital. Inicialmente matriculada em Engenharia Ambiental, Luiza logo percebeu que seu coração estava na Civil, onde poderia transformar seus interesses de infância em uma carreira profissional. As experiências extracurriculares da aluna foram compartilhadas em mais um conteúdo da série Estagiando.

A acadêmica do campus Mont’Serrat conta que realiza estágios desde os 17 anos, abrangendo as mais variadas áreas da engenharia. “Todas as oportunidades foram muito diferentes umas das outras, trabalhei em órgãos públicos, privados, lugares voltados para o meio ambiente. Também atuei em locais que tratavam diretamente com o público, como construtoras, empresas e agora, estou na engenharia de modernização do Hospital Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre”, explica.

estagiando-luiza (1).jpeg

Os desafios de atuar em obras também foram destacados pela aluna. “Querendo ou não, o mundo da engenharia ainda é muito masculinizado e nós mulheres estamos em busca do nosso espaço e de respeito. A maioria dos professores de engenharia da Atitus, do campus Mont’Serrat, são mulheres e engenheiras. Elas são fortes, independentes e nos ensinam como é lidar com isso, pois são nossos maiores exemplos de que podemos nos impor e ter esse respeito, dentro e fora de campo”, considera Luiza, ao defender que a representatividade lhe motiva a seguir no caminho certo.

estagiando-luiza (2).jpeg

“Depois de ter passado por sete oportunidades, posso dizer que estou realizada com meu trabalho atual, porque gosto das pessoas, do ambiente e da forma como esse estágio me agrega. Posso ver como as coisas funcionam, como organizar e lidar com situações que saem do nosso controle”, acredita a estudante do sétimo semestre, que defende ser preciso buscar empresas que valorizem o estagiário, para que ele se sinta acolhido no processo de aprendizagem e crescimento.

estagiando-luiza (4).jpeg

As experiências vivenciadas por Luiza lhe proporcionaram o desenvolvimento de novas habilidades como lidar com o público, as formas de tratar e resolver problemas, trabalho em equipe, entre outras. “Sempre fui uma pessoa com muita facilidade no aprendizado então, para mim, foi mais fácil entender e aplicar as situações no dia a dia. Passando por muitos perrengues também, situações que pareciam sem saída, mas no decorrer dos anos, serviram de aprendizado para sempre dar a volta por cima e conseguir ter êxito”, revela a estudante de 23 anos.

estagiando-luiza (3).jpeg

A futura engenheira compartilha ainda o que mais aprecia na Atitus. “Desde o começo do curso contamos com professores experientes, que realmente sabem do assunto, dentro e fora da sala de aula. Nos contam suas experiências, seus trabalhos, seus erros e acertos, sempre nos mantendo calmos e seguros das nossas escolhas. É um lugar que nos acolhe e que quer nos ver crescer”, enfatizou Luiza.

Série "Estagiando"

Toda a semana, contamos histórias de alunos e ex-alunos da Atitus que vivenciaram experiências enriquecedoras durante seus estágios. Acompanhe pelo site e pelas redes sociais da Instituição.

FIQUE LIGADO
NA ATITUS

Ao se cadastrar para receber nossos conteúdos, você concorda com os Termos de Uso e Políticas de Privacidade.

Fale com a gente

Contato

51 4004 4818

Contato

© 2024 Atitus Educação.

logo