Estagiando: descobrindo a engenharia civil na prática

Publicado em 27/10/2022

As experiências na área foram compartilhadas pelo aluno Carlos Menegol

Para conquistar um estágio em qualquer área de formação é preciso estar conectado com o mercado e suas tendências. Na engenharia civil não é diferente. É preciso investir em novos conhecimentos, em competências e habilidades, além de participar de eventos voltados para a carreira e, claro, caprichar no currículo.

O estudante do 8º semestre do curso de Engenharia Civil da Atitus Educação, Carlos Augusto Menegol, sabe da importância dessa preparação durante a graduação e conta no Estagiando de hoje, mais detalhes de suas experiências extracurriculares.

Em novembro de 2020, Menegol iniciou seu primeiro estágio na área. “Foi em uma empresa especializada em administração e fiscalização de obras, a Laval Engenharia, depois de enviar meu currículo e participar de uma entrevista com os engenheiros da empresa. No período em que fiquei por lá, pouco menos de um ano, pude aprender muito, desenvolvendo atividades em cada área envolvida no planejamento e execução de obras”, explica.

1.jpeg

“Existiam momentos de escritório, fazendo quantitativos, orçamentos, relatórios e compra de materiais. A maior parte do tempo era em campo, fazendo o acompanhamento de obras e realizando a troca de informações e instruções com empresas contratadas para determinados serviços”, enfatiza Carlos.

Segundo o estudante, atuar na prática foi o que justamente o ajudou a aprender e se desenvolver. “Trabalhar em campo foi o que mais me ensinou, podendo acompanhar de dentro do canteiro de obras a execução de cada uma das etapas e conversar com profissionais de várias áreas. O curso de Engenharia Civil nos fornece muito conhecimento teórico e o estágio é fundamental para poder associar esta teoria à prática e ver como as coisas realmente funcionam dentro dos tapumes”, considera.

Depois da vivência prática, Carlos decidiu buscar uma oportunidade diferente. “Resolvi conhecer o outro lado da moeda e consegui um estágio em uma empresa especializada em projetos e consultorias, a Infra-Geo, também depois de enviar currículo e participar de uma entrevista. Entrei na empresa em novembro de 2021 e sigo participando do desenvolvimento de projetos e aprendendo com os engenheiros e engenheiras da empresa até hoje”, salienta.

site2.jpg

As atividades desempenhadas na oportunidade atual também foram destacadas pelo estudante. “Nesse estágio auxilio no processo de criação e detalhamento de projetos nas áreas de infraestrutura e geotecnia, além de projetos complementares, mas é claro que quem projeta também quer garantir a correta execução do seu trabalho. Logo que entrei no estágio, participei da execução de uma unidade de armazenamento de grãos e, nestes últimos dias, tenho acompanhado uma ampliação comercial e o início de outra obra. Como a empresa também realiza serviços na área de meio ambiente, foi possível acompanhar a engenheira ambiental em visitas de campo para estudos e laudos”, disse.

“É claro que aprendemos mais a cada envolvimento na execução de uma obra, mas desta vez a maior experiência está sendo no escritório, conseguindo entender a concepção de projetos e tirando dúvidas com a equipe de engenheiros”, pontua.

O aluno da Atitus também avalia a responsabilidade da profissão e como os estágios o ajudaram a fazer as melhores escolhas. “Ser engenheiro civil ou estar no processo de graduação em busca do famoso CREA, abre uma infinidade de possibilidades de atuação, não somente o clássico cálculo estrutural e construção civil, mas também partir para estradas, geotecnia, saneamento, as chamadas obras de arte, entre outros”, ressalta.

“O papel principal do estágio nos permite conhecer e entender o dia a dia de cada uma destas áreas, os pontos positivos e negativos. Recomendo essa busca assim que entrar na graduação, e em áreas diferentes, para perceber as suas maiores facilidades e preferências dentro da profissão”, sugeriu Carlos.

Série Estagiando

Toda semana contamos histórias de alunos e egressos da Atitus que viveram experiências enriquecedoras nos estágios. Acompanhe pelo site e pelas redes sociais da Instituição.