Estagiando: as diversas oportunidades na área da Biomedicina

Publicado em 17/08/2023

Paixão de acadêmica pela citologia veio graças aos estágios

Atuar com análises clínicas, biologia molecular e biotecnologia são algumas das mais variadas áreas que o biomédico pode atuar. Foi por isso que a aluna Ana Rita da Silva Antunes decidiu escolher o curso de Biomedicina, unindo seu desejo de trabalhar com biologia e saúde. As oportunidades de estágios realizados por ela despertaram seu gosto pela citologia e foram compartilhadas em mais um conteúdo da série Estagiando.

A acadêmica do oitavo semestre iniciou sua graduação um pouco antes da pandemia, em 2020, quando logo veio o confinamento. “Como as aulas práticas presenciais foram suspensas, comecei a procurar estágios por fora, para me familiarizar com laboratórios e as experiências práticas, então enviei meu currículo para vários lugares. Foi assim que consegui um estágio voluntário no laboratório Exame”, conta.

Ana-Rita-1.jpeg

A iniciativa de Ana Rita proporcionou aprendizado prático e a conquista de mais uma oportunidade. “No laboratório aprendi a fazer coletas e o básico de laboratorial. Eles foram muito atenciosos comigo e me deram uma base, tanto que graças a esses ensinamentos, surgiu uma vaga para trabalhar no Laboratório Biocito. Por lá fiz coletas por um tempo e depois troquei de setor, passando para a citologia esfoliativa, que é meu amor até hoje”, revela a estudante.

Para ela, a palavra “oportunidade” resume a experiência de estagiar. “Não começamos nossa carreira quando nos formamos, mas sim quando ingressamos. Muitas pessoas não querem estagiar por ganhar pouco ou não receber logo de início nenhuma bonificação, mas acredito que o progresso e o conhecimento que adquiri me abriram várias portas”, destaca.

Ana-Rita-2.jpeg

Aos colegas de graduação, ela recomenda que sempre agarrem as ofertas de estágio que surgirem. “Às vezes não é bem o que buscamos, mas cada porta vai abrindo outras. Experimentar tudo o que podemos durante a formação, quando encontramos o que realmente amamos fazer, se formar se torna uma meta para continuarmos atuando naquilo que nos apaixonamos e o peso da formação fica mais leve”, entende.

“Sou completamente apaixonada pela citologia (ramo da biologia que estuda a célula), meu estágio foi todo nessa área e ela me deu um amor maior pela Biomedicina. Poder compartilhar isso é muito legal e a Atitus nos dá voz e experiências maravilhosas, é como se a equipe cuidasse de cada aluno e acompanhasse a nossa trajetória”, celebra Ana Rita.

Ana-Rita-3.jpeg

O apoio recebido por colegas de trabalho e professores também foi destacado por ela. “Conheci pessoas maravilhosas durante meus estágios, entre elas Ariane Gomes e Graciele Andreola, que são minhas madrinhas na citologia, Katlen e Diego Lorenzon, que sempre me apoiam e me ensinam a não desistir, a Letícia, do Exame, que me ensinou a coletar e me inspirou a criar o projeto “Precisamos falar sobre a Citologia”, e é claro, a coordenadora Carolain, que sempre esteve ali me ajudando e me aplaudindo”, agradeceu a acadêmica.

Série "Estagiando"

Toda a semana, contamos histórias de alunos e ex-alunos da Atitus que vivenciaram experiências enriquecedoras durante seus estágios. Acompanhe pelo site e pelas redes sociais da Instituição.