Estagiando: a engenharia mecânica vista pelos olhos de uma egressa

Publicado em 13/07/2023

Profissional conta sobre a escolha da área e como foram seus estágios na graduação

Auxiliar no desenvolvimento de projetos de máquinas, equipamentos, veículos e ferramentas industriais são algumas das possibilidades para estagiar no campo da Engenharia Mecânica. Para Júlia Portela, egressa da Atitus, os estágios foram uma contribuição significativa para o desenvolvimento de suas habilidades e currículo profissional. A história da profissional foi compartilhada em mais um conteúdo da série Estagiando.

Antes mesmo de ingressar na faculdade, Júlia decidiu fazer um curso de metalmecânica, o que despertou seu interesse pela profissão. “Foi a partir disso que despertei minha paixão pela área. Desenvolver projetos e ter a oportunidade de vê-los aplicados me deixava muito entusiasmada. Desta forma surgiu o interesse em seguir com esta ideia, buscando aperfeiçoamento com o curso de Engenharia Mecânica”, disse.

WhatsApp Image 2023-07-12 at 10.34.12.jpeg

Já durante a jornada acadêmica, a então estudante buscou realizar estágios em diferentes ramos da engenharia. "Fiz estágios na área de engenharia de qualidade e pude participar da implantação de um sistema de gestão integrado. Além disso, trabalhei em projetos de dispositivos e outras atividades que me proporcionaram crescimento dentro da empresa onde trabalho até hoje", explica Júlia.

Os benefícios de realizar estágios durante a graduação também foram pontuados pela engenheira. "É de extrema importância, pois permite que o estudante integre teoria e prática, aplicando em situações reais do dia a dia o conhecimento adquirido em sala de aula. Recomendo aos que estiverem atrás de um estágio, que se desafiem e busquem uma área que desperte afinidade, pois é dessa forma que o conhecimento traz grandes conquistas", recomenda.

Julia-foto-site2.jpeg

Mesmo depois de formada, a profissional enfatiza também que a Atitus continua presente em sua vida cotidiana. "Até hoje mantenho contato com a instituição, trocando ideias com os professores, além de ter a oportunidade de compartilhar meus conhecimentos com os alunos em sala de aula, quando sou convidada. Sem mencionar a importância das aulas práticas, essenciais para o desenvolvimento profissional", destacou ela.

julia-foto-site3.jpeg

A trajetória de Júlia como estagiária na engenharia mecânica não apenas evidenciou sua paixão pela área, mas também ressaltou a importância de envolver-se em experiências práticas durante a graduação. Essas vivências proporcionam um aprendizado valioso, preparando os estudantes para os desafios do mercado de trabalho após a formação.

Série "Estagiando"

Todas as semanas, contamos histórias de alunos e ex-alunos da Atitus que vivenciaram experiências enriquecedoras durante seus estágios. Acompanhe pelo site e pelas redes sociais da Instituição.