Escritório Modelo desenvolve relatório de soluções para a Escola Monte Castelo, em Passo Fundo

Publicado em 26/07/2022

Escrito por: Eduarda Ricci Perin

Com a finalidade de atender demandas da comunidade, o Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil da Atitus presta serviço a entidades públicas e organizações não governamentais, relacionando os conhecimentos teóricos com a prática da profissão do arquiteto e urbanista e do engenheiro civil.

A Escola Monte Castelo, em Passo Fundo, possui uma demanda de reformas e renovações na edificação e os alunos do Escritório Modelo prestaram suporte à instituição em temas relacionados à engenharia e construção.

Na primeira etapa do projeto, os estudantes do Escritório Modelo foram até a Escola para coletar informações sobre medidas de ambientes e patologias existentes. “Foi desenvolvido um plano para coleta e processamento dos dados da edificação - com a construção de um modelo BIM da escola”, contam os professores Juliano Silva e Jessica Flesch Novaes, que acompanharam a ação.

A partir deste modelo, os alunos puderam transferir para o meio virtual as informações coletadas em campo - características de paredes, janelas, revestimentos e medidas de ambientes (construindo virtualmente a escola). Após o modelo concluído, foi possível extrair quantitativos de materiais e serviços necessários de forma automatizada.

No final da primeira etapa, os alunos entregaram um Relatório com foco no levantamento de custos relacionados a materiais e mão de obra para algumas situações elencadas pela Escola. “Isto auxiliará a Escola em relação à tomada de decisão e prioridades nos próximos investimentos de recursos”, explicam.

A equipe do Escritório Modelo é composta pelos alunos Laura Canova da Rosa, Carlos Augusto Menegol da Silva, Mylena Werlang Faccin, Geazi Franco Amaral, Luiz Matheus Três e Douglas Vancini.