PROCESSO SELETIVO 2024/2. INSCREVA-SE AQUI!

Atitus Logo
AtitusCursosDiferenciaisInovação

Diretora de Escola da Atitus palestra na Febraban Tech

Publicado em 28/06/2024

Escrito por: Caue Fonseca

Edição de 2024 traz como tema principal a nova Economia da IA

A Atitus Educação marcou presença no maior evento de tecnologia e inovação do setor financeiro brasileiro. A Febraban Tech chegou à 34ª edição em 2024, reunindo em São Paulo dezenas de painelistas e milhares de espectadores em torno do tema “A jornada responsável na nova Economia da IA”.

A representação da instituição gaúcha ficou por conta da Diretora da Escola de Negócios e Tecnologia, Emanuelle Nava Smaniotto.

“A Febraban Tech já é conhecida há tempos por sua importância nos setores de tecnologia e negócios, mas a edição deste ano é particularmente relevante pela sua temática. Os maiores eventos de negócios do mundo estão trazendo discussões e reflexões sobre os impactos da inteligência artificial”, reflete Emanuelle.

A fala da diretora da Atitus, intitulada “O conceito supermind e por que você não pode mais atuar sem copiloto”, ocorre nesta quinta-feira (27) e conversa diretamente com o tema central do evento.

Emanuelle traz em sua apresentação o conceito de “superminds”, trabalhado em diferentes textos por Thomas W. Malone, diretor do MIT Center for Collective Intelligence (Centro do MIT de Inteligência Coletiva, em tradução livre), que traz a ideia de uma inteligência coletiva emergindo da colaboração entre humanos e computadores capaz de realizar tarefas e resolver problemas de maneiras que nem indivíduos nem computadores poderiam fazer isoladamente.

A partir dessa ideia, Emanuelle explica que as ferramentas de IA, em linhas gerais, são exemplos do que ela chama de “copiloto digital”.

“São ferramentas capazes de processar e analisar dados muito além da capacidade humana, identificando padrões e proporcionando a nós, humanos, insights que muitas vezes passam despercebidos. Mas, para isso, é preciso fazer uma escolha do ‘copiloto’ certo. Não uma IA que faça o trabalho por você, mas uma que proporcione subsídios para fazer um trabalho melhor e mais inovador”, reflete.

Em sua apresentação, Emanuelle traz ainda dados - como a estimativa de que, até 2030, a IA poderá adicionar até 15 trilhões de dólares à economia global - e reflexões éticas, como preocupações com privacidade, viés algorítmico e a importância de manter o toque humano em decisões críticas.

A Febraban Tech 2024, realizada pela Federação Brasileira de Bancos e parceiros, levou cerca de 50 mil pessoas ao Transamerica Expo Center, zona sul da capital paulista, ao longo dos três dias de evento.

manu_febraban.jpg

FIQUE LIGADO
NA ATITUS

Ao se cadastrar para receber nossos conteúdos, você concorda com os Termos de Uso e Políticas de Privacidade.

Fale com a gente

Contato

51 4004 4818

Contato

© 2024 Atitus Educação.

logo