Conexão Carreiras: Atitus debate o futuro das profissões e apresenta Relatório de Trabalhabilidade de Egressos em Porto Alegre
Publicado em 18/10/2025
Evento reuniu especialistas para discutir os impactos da inteligência artificial e os desafios nas carreiras em saúde, direito e tecnologia
A Atitus promoveu, na última quinta-feira (16), em Porto Alegre, mais uma edição do Conexão Carreiras, iniciativa da Aceleradora de Carreiras da Atitus que reuniu especialistas e líderes do mercado para debater o futuro das profissões e os impactos das novas tecnologias no mundo do trabalho. O encontro ocorreu no auditório do Campus Mont’Serrat e contou com a presença de estudantes, egressos e profissionais de diferentes áreas.
A programação trouxe dois painéis temáticos que exploraram desafios e oportunidades em setores estratégicos. No primeiro, Fernando Ritter, secretário de Saúde de Porto Alegre, e Guto Niche, gestor de RH da Summit RS, abordaram os caminhos da carreira em Saúde diante das transformações tecnológicas e das novas demandas sociais.
O segundo painel teve como foco os Desafios e Oportunidades da Inteligência Artificial para as Carreiras do Direito e da Tecnologia, com a participação de Pablo Oliveira, head de Engenharia e Arquitetura de Software da CWI; Juarez Silva, software engineer da Dell; e Gabriel Lopes Moreira, vice-presidente do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/RS e sócio da G2 Advocacia. O debate destacou o papel ético e estratégico dos profissionais na integração da IA aos processos jurídicos e corporativos, bem como a importância da formação continuada para acompanhar as rápidas mudanças do mercado.
Relatório de Trabalhabilidade 2025 aponta avanços na inserção profissional dos egressos
Durante o evento, a Atitus apresentou os resultados do Relatório de Trabalhabilidade de Egressos 2025, estudo anual que avalia o impacto da formação acadêmica nas trajetórias profissionais dos alunos da instituição. Com base em respostas de 1.082 egressos de graduação e pós-graduação, o levantamento revela que 91% dos formados pela Atitus estão empregados, sendo 75% atuando na área de formação – índices superiores à média nacional.
Os dados apontam ainda um crescimento médio de 72% na renda dos egressos da graduação após a conclusão do curso, e de 23% entre pós-graduados. O estudo também reforça o fortalecimento do empreendedorismo como uma das vertentes do Atitus Learning System (ALS), destacando a criação de mais de 100 novos negócios por ex-alunos em setores como saúde, tecnologia, agronegócio e serviços.
Em relação ao relatório de 2024, os resultados demonstram avanços consistentes: a trabalhabilidade geral subiu de 89% para 91%, e o número de profissionais atuando em sua área de formação passou de 72% para 75%. Além disso, 72% dos egressos afirmaram ter recebido apoio da instituição para desenvolver suas carreiras, evidenciando o papel estratégico da Aceleradora de Carreiras na conexão entre educação e empregabilidade.
Para verificar o relatório completo, clique aqui!