Campus homenageia grandes nomes do agronegócio

Publicado em 16/04/2024

Escrito por: Bárbara Born

Um ecossistema de inovação e educação voltado para o agronegócio. Assim podemos definir o Campus do Agronegócio da Atitus Educação, localizado em Passo Fundo. O espaço oferece os cursos de Agronomia e Medicina Veterinária e conta com a parceria de grandes empresas para formar profissionais prontos para o mercado.

Inaugurado em março, o Campus presta uma homenagem a dois grandes nomes do agronegócio brasileiro: Francisco Turra e Alysson Paolinelli. Turra é homenageado no Diretório Acadêmico da Escola, que recebe o nome do ex-ministro da Agricultura. O espaço possui uma placa contando um pouco da trajetória de Turra, que é o atual presidente do Conselho de Administração da Associação dos Produtores de Biocombustíveis do Brasil (APROBIO) e do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), além de ser vice-presidente da Associação Latino-Americana de Avicultura (ALA) e conselheiro de Agronegócio da FIESP.

Turra também foi presidente (1996-1997) da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), deputado federal (2003 -2007), ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (1998-1999), deputado estadual (1987 -1995) e prefeito de Marau/RS (1983-1986).

Em sua coluna no jornal Estadão, o ex-deputado destacou a Escola do Agronegócio como um espaço que vem ao encontro do desenvolvimento acelerado do agro, para acompanhar a crescente demanda por qualificação e atualização dos profissionais. “Tudo no campo exige conhecimento, e a grande competição levou esses profissionais a buscarem especialização técnica e graduação nas cadeiras universitárias para poder lidar com muita tecnologia, inovação e até inteligência artificial”, afirmou.

Outro grande líder do agronegócio brasileiro homenageado pela Escola do Agronegócio da Atitus é o ex-ministro da Agricultura, Alysson Paolinelli (1936-2023). A praça do Campus recebe o seu nome e apresenta, em uma placa de homenagem, um pouco de sua história. Engenheiro Agrônomo e professor universitário, Paolinelli foi um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento da agricultura brasileira.

Líder da revolução agrícola tropical sustentável e um dos maiores defensores da segurança alimentar no Brasil, como ministro da Agricultura (1974-1979) investiu na ciência e na tecnologia. Estruturou a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), apostando em um programa de bolsas de estudo para mestrados e doutorados. Também foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz em 2021 e 2022. Seu último trabalho foi como presidente executivo da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho). Paolinelli faleceu em 2023, deixando um legado de desenvolvimento para o agronegócio.

Francisco Turra e Alysson Paolinelli são referências homenageadas no Campus do Agronegócio da Atitus Educação.jpeg

Escola do Agronegócio Atitus.jpg