Atitus Logo
AtitusCursosDiferenciaisInovação

Atitus lança novo curso de Ciência da Computação

Publicado em 20/10/2022

Escrito por: Comunicação Atitus

Graduação amplia o conceito de Employer University, metodologia que passará a ser implantada em todos os cursos da instituição a partir de 2023

Focado nas demandas globais do mercado de trabalho, o primeiro curso de graduação da Atitus Educação dentro do Instituto Caldeira, principal hub de inovação do Rio Grande do Sul, será o de Ciência da Computação, que colocará em sala de aula algumas das principais big techs mundiais. A conexão com empresas como Amazon, por meio de AWS Academy, Oracle Academy e Google Cloud, com o Google Cloud Skill Boost, possibilitará que os alunos tenham conteúdos e laboratórios de tecnologia criados pelas multinacionais como parte do currículo, além de ligação direta com o mercado. O novo curso é fruto de um investimento de R$ 10 milhões por parte da Atitus Educação.

Profissionais de grandes empresas participarão da aplicação e estruturação das disciplinas, colocando os estudantes com acesso direto às ferramentas mais atuais da área de tecnologia e contato com diferentes referências no segmento. Ao final de cada semestre, os alunos receberão nanodegrees (microcertificações), o que permite se inserir no mercado de trabalho como profissional desde cedo.

“Esse curso reforça nosso posicionamento como plataforma educacional, amplamente conectada com o mercado, e a adoção de um inovador modelo de ensino que será disseminado, gradualmente, em todos os outros cursos da Atitus. Além disso, nos diferenciará ainda mais, inclusive nos novos Estados em que entraremos a partir de 2023, como Santa Catarina, Paraná e São Paulo”, explica o CEO da Atitus Educação, Eduardo Capellari.

Mercado aquecido esbarra na falta de profissionais qualificados

Ao ampliar as oportunidades de formação na área, inclusive com a oferta de financiamento estudantil, ressalta Capellari, a Atitus Educação colabora para reduzir a carência de mão de obra no setor, que hoje tem seu crescimento freado pelo déficit de formação na área de TI. A Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom), por exemplo, estima que serão criados quase 800 mil postos de trabalho no setor em cinco anos. No entanto, o Brasil forma, atualmente, apenas 53 mil profissionais de tecnologia por ano – gerando, assim, um déficit de 532 mil pessoas para atuar no segmento.

O novo curso de Ciência da Computação, que está com as inscrições abertas para o processo seletivo até o dia 17 de novembro, adota plenamente o conceito de Employer University (Universidade Empregadora), priorizando o modelo de hands on (atividades práticas) e o desenvolvimento de diferentes competências comportamentais e conhecimentos de gestão, contemplando hard, soft e power skills.

“A ideia é combinar o diploma com experiências e habilidades necessárias para a carreira, assim como dar ferramentas importantes a quem quer empreender e inovar por conta própria”, explica o VP de Inovação Acadêmica da Atitus Educação, Daniel Quintana Sperb.

lança cc sperb2.jpg

Aulas no Instituto Caldeira, em um amplo ecossistema de inovação

Com aulas dentro do Instituto Caldeira, os estudantes estarão em contato direto com mais de 100 empresas residentes no local. O instituto está localizado em uma área de 22 mil m², na zona Norte de Porto Alegre, no chamado 4º Distrito, em um antigo complexo industrial agora totalmente dedicado à inovação e à nova economia. Ao todo, o instituto se conecta a cerca de 400 empresas e instituições e mais de 700 startups que têm sede em outros locais.

Além disso, dentro do Campus Atitus, os alunos farão parte de uma plataforma educacional e do ecossistema de educação superior e empreendedorismo, formado pelas empresas Semente (educação para o empreendedorismo), Whydea (apoio a novos negócios), Wise (inovação para o setor público) e Cenex (Centro de Educação focado no desenvolvimento comportamental e na transformação de lideranças empresariais).

Pelas salas de aulas do curso transitarão os mais variados setores, por meio de Desafios empresariais reais, organizados por empresas parceiras que atuam, além da área de tecnologia, em segmentos como agronegócio, mercado financeiro, marketing digital e outros. Nos desafios anuais, ao apresentar soluções diretamente às empresas, os alunos terão uma vitrine profissional importante para conquistar uma vaga nas próprias Companhias parceiras.

“O curso capacitará os alunos rapidamente, com alta qualidade, para necessidades reais do mundo corporativo e das startups, permitindo inclusive que ele customize sua jornada de aprendizado optando pela Trilha da Empregabilidade ou pela Trilha do Empreendedorismo”, explica o coordenador do curso de Ciência da Computação de Porto Alegre, Eduardo Isaia Filho.

lança cc isaia2.jpg

Habilidades desenvolvidas no novo curso:

● Agile Attitude: Solução de problemas

● Growth and Leadership Mindset: Liderança

● Innovation and Entrepreneur Culture: Empreendedorismo

● Agile Learning Culture: Gestão da aprendizagem

● Tech Centric Attitude: Fluência Tecnológica

● Waze Mindset: Adaptabilidade

● ESG Culture: Cidadania e valorização da diversidade

Sobre a Atitus Educação

A Atitus Educação é uma instituição de Ensino Superior e uma plataforma educacional, empresa criada no Sul do Brasil em 2004, como IMED, e que atualmente conta com cerca de 6 mil alunos. Com unidades em Porto Alegre, Passo Fundo e Ijuí, no Rio Grande do Sul, oferece 19 diferentes cursos de graduação, especialmente nas áreas de Gestão, Saúde, Direito, Politécnica e Agrárias. Conta, ainda, com seis programas de Mestrado, nas áreas de Direito, Odontologia, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Administração e Psicologia e Doutorado em Odontologia. Desde 2020, a instituição preside a Associação Nacional de MBAs. Foi uma das fundadoras do Instituto Caldeira, de Porto Alegre, e atua em diferentes ecossistemas de inovação, a exemplo do Instituto Aliança Empresarial, no norte do Estado, e em alguns dos principais movimentos de transformação do Rio Grande do Sul.

Vestibular Atitus Educação 2023/1:

Faça aqui sua inscrição.

FIQUE LIGADO
NA ATITUS

Ao se cadastrar para receber nossos conteúdos, você concorda com os Termos de Uso e Políticas de Privacidade.

Fale com a gente

Contato

51 4004 4818

Contato

© 2024 Atitus Educação.

logo