Artigos sobre projetos de extensão da Escola Politécnica são premiados em seminário
Publicado em 18/12/2024
Escrito por: Bárbara Born
O 1º Seminário Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão de Minas Gerais foi realizado entre os dias 19 e 21 de novembro
Dois artigos produzidos por acadêmicos da Escola Politécnica da Atitus Educação foram premiados no 1º Seminário Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão de Minas Gerais, promovido pela Universidade FUMEC, em Belo Horizonte, com o apoio da CAPES. Ambos artigos foram baseados nas experiências vivenciadas pelos estudantes em dois projetos de extensão da Escola.
O evento foi realizado entre os dias 19 e 21 de novembro no formato presencial e online. Com o tema “Em busca da Pesquisa e Extensão com Impacto Social e Inovação”, o seminário teve como objetivo promover o diálogo entre estudantes, professores e profissionais de diversas áreas do conhecimento.
O artigo “Infraestrutura e Inclusão Social: Desafios Urbanos na Ocupação Valinhos II, Passo Fundo/RS”, vinculado ao Projeto de Extensão “Cidades e Comunidades Sustentáveis: Saneamento Básico em Comunidades Carentes”, recebeu o prêmio Produção de Excelência em Engenharia/Processos Construtivos. O estudo foi elaborado pela acadêmica e bolsista do projeto, Lívia Garbin, sob orientação da professora Francieli Tiecher.
Esse projeto de extensão, relacionado aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e o Mestrado em Arquitetura, busca oportunizar aos alunos a aplicação de conhecimentos teóricos em situações reais, além de desenvolver habilidades interpessoais, trabalho em equipe e liderança. Tudo isso, por meio da melhoria da qualidade de vida e sustentabilidade ambiental de comunidades de baixa renda na área de saneamento ambiental desses locais. No caso do artigo, a Ocupação Valinhos II.
Projeto de extensão promoveu mutirão na Ocupação Valinhos II
Já o artigo “Integração entre Educação Básica e Indústria – Reflexão e Resultados da Extensão Universitária na Educação Industrial”, vinculado ao Projeto de Extensão “Despertar Industrial”, recebeu o prêmio Produção de Excelência em Produtos Derivados de Extensão. Os autores do trabalho foram os acadêmicos Gabriel Panisson dos Santos, João Pedro Fraga Júnior e Márcio Rodrigues, sob a orientação dos docentes Richard Thomas Lermen e Rodrigo Almeida Silva.
O projeto “Despertar Industrial” tem como objetivo incentivar alunos de escolas públicas de Passo Fundo a optarem por uma carreira no segmento metalmecânico, sendo promovido pelos cursos de Engenharia Mecânica, Elétrica e de Produção em parceria com seis indústrias do município: Automasul, DG Plásticos, Fertisystem, Ezata Industrial, DC Lux e Accialama. Também são parceiros do projeto, por meio da Indústria.ON - Célula de Governança de Inovação da qual a Atitus faz parte, o SEBRAE, SENAI e a 7ª Coordenadoria Regional de Educação.
Atividade realizada durante o projeto “Despertar Industrial”
A coordenadora de Extensão da Escola Politécnica, Francieli Tiecher, ressalta que esses prêmios evidenciam a forte conexão dos projetos com a comunidade. “Além de contribuir para a formação dos alunos, esses projetos estabelecem uma relação entre as disciplinas do curso e as necessidades da comunidade. Essa premiação reforça a representatividade da Escola Politécnica e da Atitus em nível nacional”.