Ampliando horizontes: a oportunidade transformadora de uma egressa de Administração

Publicado em 03/05/2023

Escrito por: Comunicação Atitus

A experiência internacional vivida pela egressa do curso de Administração da Atitus Educação, Luísa Bresolin, é um exemplo de como uma oportunidade transformadora pode impactar a vida pessoal e profissional de uma pessoa.

Estudar em Milão, na Itália, no renomado Instituto Marangoni, com uma bolsa parcial, permitiu que Luísa ampliasse seus horizontes e adquirisse novas habilidades, além de aprender sobre moda e design.

Ainda na faculdade, Luísa fez estágios nas áreas de marketing e recursos humanos, além de investir no próprio negócio. A egressa começou sua jornada na área da moda empreendendo em um brechó de roupas vintage, que acabou evoluindo para uma marca de peças de upcycling, onde desempenhou todas as funções sozinha e pode desenvolver também suas habilidades com processos administrativos.

A moda sempre foi uma paixão para Luísa, que desenvolveu seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) nesta área. “Fiz meu TCC sobre moda sustentável, intitulado “O Paralelo entre Moda e Sustentabilidade em uma Sociedade de Consumo Acelerado”, onde tive a oportunidade de me aprofundar um pouco mais no tema, que vejo como uma macrotendência do mercado”, comenta.

Luísa (19) (1).jpeg

A confirmação da experiência internacional veio ainda como acadêmica: “Em março de 2022, antes de me formar, recebi a notícia que tinha sido aprovada no curso de Fashion Design Intensive, oferecido pelo Instituto Marangoni. Foi então que em setembro do ano passado, me mudei para Milão para cursá-lo”, revela.

“Ter estudado administração foi definitivamente um diferencial. Como meu curso na Itália é rápido, não será aprofundado temas de gerenciamento de forma geral e vejo que essa é uma vantagem para o futuro — saber liderar, calcular custos e lucros, organizar uma produção, gerenciar pessoal, etc. são definitivamente habilidades técnicas e também soft skills essenciais para essa e as demais áreas relacionadas ao varejo, serviços e produção”, explica a egressa.

Segundo ela, os cursos são extremamente complementares e estão intrinsecamente correlacionados, afinal, por mais criativa que a área seja, ainda deve ser vista como um mercado consumidor.

O curso no exterior, para Luísa, possibilita o desenvolvimento na área e o conhecimento sobre matérias práticas que vão desde corte, costura e modelagem, design digital e ilustração de moda, até matérias mais teóricas, como tecidos e materiais, história da moda e análise de tendências.

Viver fora do país traz à Luísa, uma nova perspectiva sobre as coisas ao seu redor. “Alguns dos principais desafios é entender que cada sociedade tem seus prós e contras. Em alguns aspectos, a Itália está muito avançada quando comparada com o cenário brasileiro, por exemplo, em questões de segurança ou acesso aos bens de consumo, mas em alguns outros, por ser um país muito tradicional, o Brasil está à frente, como para o empreendedorismo ou aceitação de novas tecnologias no geral”, pontuou a egressa, que avalia a experiência como muito gratificante.