SIMULADÃO DO ENEM. INSCREVA-SE AGORA MESMO.

Atitus Logo
AtitusCursosDiferenciaisInovação

“A China é inevitável para todo mundo”, ressalta empresário In Hsieh em evento promovido pelo CNEX

Publicado em 30/08/2024

Escrito por: Bárbara Born

Especialista em China conversou com líderes e empresários em Passo Fundo na quarta-feira (28)

O CNEX, junto com a MIT Sloan Management Review Brasil e a Atitus Educação, trouxe a Passo Fundo In Hsieh, um dos maiores especialistas do país em China e e-commerce e cofundador da Chinnovation, aceleradora de negócios digitais e investimentos no mercado de internet entre Brasil e China, na quarta-feira (28). O evento, realizado no Instituto Aliança Empresarial, promoveu uma importante discussão sobre o modelo de negócio chinês, reunindo líderes e empresários da região.

Em sua fala, In Hsieh destacou que, nos últimos cinco anos, os chineses têm escolhido o Brasil para criar seus negócios de tecnologia, uma tendência que gera commodities, importação, exportação, investimento em infraestrutura, trazendo outros componentes que o país não estava acostumado: “A relação entre o Brasil e a China trouxe a possibilidade de um brasileiro construir negócios baseados em modelos que a China está implantando. Essa é uma tendência que agrega valor aos negócios bilaterais entre os dois países”.

Especialista em China palestra em evento do CNEX e MIT SMR Brasil.jpg

Ele explicou que os conflitos políticos entre a China e países da Europa Ocidental, além dos Estados Unidos, têm aberto portas para relações comerciais com mercados latino-americanos, como o Brasil. No entanto, In Hsieh alertou que essas relações são muito sensíveis. “O Brasil é um importante mercado para a China, mas não o principal. Em qualquer momento a China, por uma mudança política pode focar no mercado de outro país, já que considera o mercado brasileiro médio, com baixo valor agregado”, salienta.

O grande diferencial do modelo de gestão chinês

In Hsieh também abordou a nova escola de gestão chinesa, que está sendo construída baseada na tecnologia, nas redes e na internet. “Diferentemente das outras escolas de gestão que surgiram quando não havia internet e mercado digital, a gestão chinesa é moldada por uma realidade em constante transformação. Nesse modelo, a definição do propósito, visão e valores do negócio se torna mais relevante do que o planejamento estratégico a longo prazo”, explicou. Ele enfatizou que a dinâmica do mercado muda rapidamente, e por isso os valores definidos lá atrás vão definir o futuro de uma empresa. “O planejamento se adapta de acordo com o momento do mercado”, acrescentou.

Ao comparar os ecossistemas de negócios, ele observa que o Ocidente une diferentes players dentro de um segmento - as empresas, as startups, os investidores, empreendedores, o governo, ou seja, organizações independentes, já o ecossistema chinês normalmente está atrelado a um grande grupo, onde todas as empresas que fazem parte dele possuem relação entre si, principalmente tecnológica: “Um modelo de ecossistema que todas as empresas estão integradas da mesma forma, com uma visão de entregar uma experiência única para o cliente”.

Por isso, para ele, quando uma empresa do Ocidente começa a investir em outros segmentos, corre o risco de perder o foco e falhar. Em contrapartida, as empresas chinesas conseguem fazer isso, porque mantém o foco no consumidor. “Enquanto as empresas ocidentais priorizam sua estrutura e gestão, as chinesas se concentram na otimização da experiência do usuário. Um exemplo disso é a BYD, no setor de carros elétricos, que desenvolve um ecossistema completo com serviços de recarga e vendas, priorizando sempre a experiência do cliente. Ela não terceiriza ou contrata um prestador de serviço”, explicou.

In Hsieh finalizou sua fala ressaltando a inevitabilidade da China no cenário global. “Diante da realidade atual, a China é inevitável para todo mundo. Vemos ela como uma parceira comercial essencial e um grande comprador de commodities. Mas cada um de vocês pode ter um concorrente enorme lá que não está no Brasil ainda. Você pode concorrer com ele, pode fazer negócio com ele ou até mesmo decidir. Para tomar essa decisão é preciso estudar e entender quem está do outro lado”, concluiu.

O evento também marcou o lançamento da próxima turma do PDEC - principal programa de formação de liderança do portfólio do CNEX, exclusiva para Passo Fundo e região.

Saiba mais sobre In Hsieh

Hsieh auxiliou AliExpress, Kwai e diversas outras startups chinesas a entrarem e operarem no Brasil e, atualmente, é o parceiro oficial no Brasil da AGI Alibaba Global Initiative. O empresário sino-brasileiro é um dos maiores especialistas do País em China e em e-commerce, e membro do conselho editorial da MIT SMR Brasil.

Hsieh é criador de novas oportunidades de negócios entre startups, empreendedores, corporações e investidores brasileiros e chineses no mercado de internet. Também é cofundador da Chinnovation, aceleradora de negócios digitais e investimentos no mercado de internet entre Brasil e China. Além disso, o empresário participou da criação do Submarino, um dos primeiros gigantes do e-commerce brasileiro, assim como ajudou a colocar a Xiaomi a entrar e crescer no Brasil.

O executivo é, ainda, parceiro da consultoria IEST Group, considerado o maior serviço profissional para empresas chinesas que entram e operam no Brasil e conta com mais de 120 clientes ativos, totalizando mais de R$ 200 bilhões em faturamento.

CNEX

O CNEX é um dos pioneiros no Brasil no segmento de educação empresarial. Fundado em 1988, passou a integrar a Atitus Educação em 2023. Tem como marca a atuação em rede com pensamento global, união da experiência com visão de vanguarda e antecipação de mudanças para evoluir continuamente e despertar o máximo potencial de indivíduos e organizações. Ao todo, já capacitou mais de 8 mil profissionais. Atualmente, atende 35 companhias, como Unimed, Marcopolo, Randoncorp, Renner, Dell, Braskem e Gerdau.

Em julho passado, incorporou ao seu portfólio os conteúdos da MIT Sloan Management Review Brasil, publicação nacional da renomada escola de negócios do MIT (Massachusetts Institute of Technology).

MIT Sloan Management Review Brasil

A MIT SMR, ligada à renomada escola de negócios do MIT, é a publicação de referência no Brasil sobre temas relacionados às práticas mais avançadas de gestão e liderança. Por meio de pesquisas e estudos inéditos, artigos, cases, entrevistas, reportagens, papers, entre outros conteúdos disponíveis em sua plataforma digital, promove discussões aprofundadas, reflexões originais e insights baseados em evidências. Tudo isso contribui para a tomada de decisão, a inovação, o lifelong learning e a criação de valor no cenário de negócios no país.

A MIT SMR Brasil ainda desenvolve projetos de conteúdo em parceria com grandes empresas, que vão desde webinars e estudos publicados em forma de white-papers até eventos no modelo de pequenos comitês, que favorecem a troca de conhecimento e experiências e o também o networking entre os participantes de empresas e segmentos de negócios. Para mais informações: mitsloanreview.com.br.

FIQUE LIGADO
NA ATITUS

Ao se cadastrar para receber nossos conteúdos, você concorda com os Termos de Uso e Políticas de Privacidade.

Fale com a gente

Contato

51 4004 4818

Contato

© 2024 Atitus Educação.

logo