Atitus Logo
AtitusCursosDiferenciaisInovação

Grupos de Pesquisa Mestrado em Psicologia

Métodos quantitativos e psicometria aplicados à psicologia organizacional e do trabalho

Líder: Carlos Costa

Descrição: Ao empregar métodos de pesquisa que incluem inferência estatística, modelagem, psicometria e desenvolvimento de teorias operacionais relacionadas aos temas-chave da Psicologia Organizacional e do Trabalho, o grupo amplia sua compreensão das questões estatísticas e metodológicas neste domínio de pesquisa.

Destaques: Psicologia organizacional e do trabalho; Modelagem; Psicometria; Teoria JD-R.

Processos Psicossociais nas Organizações e no Trabalho (GePot)

Líder: Júlia Gonçalves

Descrição: O grupo dedica-se a estudar e pesquisar fenômenos relacionados ao grande campo do conhecimento da Psicologia Organizacional e do Trabalho, em especial os fatores psicossociais de risco e protetivos ao trabalho (do mal-estar ao bem-estar no trabalho), e construtos relacionados ao comportamento organizacional.

Destaques: Fatores psicossociais de risco; Fatores Psicossociais Protetivos; Saúde do trabalhador; Comportamento Organizacional.

Núcleo de Intervenções e Pesquisas em Avaliação, Saúde e Carreira - NIPASC

Líder: Luis Henrique Paloski

Descrição: O grupo busca desenvolver atividades de pesquisa, ensino e extensão na área da avaliação psicológica, saúde mental e aspectos relacionados ao contexto do trabalho. Também atua na construção e/ou tradução e adaptação de instrumentos para utilização no contexto da saúde e do trabalho.

Destaques: Avaliação Psicológica; Saúde; Carreira.

A Dinâmica do Comportamento Humano nas Organizações

Lider: Juliane Ruffatto

Descrição: Promover o debate e pesquisas em temas emergentes no campo dos estudos organizacionais nas dimensões que abarcam o indivíduo, o grupo e a organização. As diferentes possibilidades dentro do campo, possibilitam a discussão e reflexão sobre alguns fenômenos e processos organizacionais que constituem objeto de intenso interesse acadêmico e profissional, como o intraempreendedorismo, liderança, tomada de decisão, equipes de trabalho, além desenvolver ferramentas e instrumentos de medida do comportamento organizacional.

Destaque: Comportamento organizacional; Liderança; Skills; Gerações no trabalho.

Núcleo de Investigação em Cognição, Emoção e Tecnologias em Neuropsicologia e Saúde (NICOGTEC)

Líder: Camila Rosa de Oliveira

Descrição: O grupo de pesquisa tem por finalidade desenvolver estudos na área da neuropsicologia e suas interfaces com o processamento emocional e fatores de personalidade em diferentes quadros clínicos neurológicos e psiquiátricos. Pretende, ainda, desenvolver e adaptar ferramentas e estratégias para avaliação e reabilitação cognitiva.

Destaques: Cognição; Avaliação; Reabilitação; Saúde

Núcleo de Estudos e Intervenções em Indivíduos, Casais e Famílias (NEFAC)

Líder: Cláudia Mara Bosetto Cenci

Descrição: O NEFAC possui como objetivo estudar aspectos relacionados a Indivíduos, Casais e Famílias em diferentes contextos tendo como referencial teórico a Teoria Sistêmica. Configura-se num espaço de estudo sistemático relacionado a pesquisa em Psicologia assim como a aspectos da prática clínica.

Destaques: Relações familiares; Relações conjugais; Dinheiro e conjugalidade; Conflitos conjugais e familiares; Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs); Adolescência; Violência intrafamiliar (filio parental); Desenvolvimento de protocolos sistêmicos.

VIA Redes (Violência, Infância, Adolescência e atuação das Redes de Proteção e de Atendimento)

Líder: Jean Von Hohendorff

Descrição: realiza estudos científicos com foco na violência contra crianças e adolescentes, especialmente a violência sexual, e na atuação das redes de proteção e de atendimento.

Destaques: violência; infância; adolescência; políticas públicas; rede de proteção.

Grupo de Estudos e Pesquisas Relações Interpessoais, Emoção, Comportamento e Cognição (GEPRIECC)

Líder: Márcia Fortes Wagner

Descrição: tem por objetivo desenvolver estudos e investigações envolvendo relacionamentos interpessoais em diferentes contextos. Visa também realizar avaliações e intervenções psicológicas utilizando o referencial cognitivo-comportamental.

Destaques: Terapia Cognitivo-Comportamental; Habilidades sociais; Avaliação; Intervenção Psicoterápica.

Análise do comportamento e avaliação psicológica

Líder: Vinícius Renato Thomé Ferreira

Descrição: O grupo de estudo tem por objetivo discutir e aprofundar questões relacionadas à aplicação da análise do comportamento principalmente no contexto clínico. Também aborda temas associados à avaliação, como o desenvolvimento de instrumentos e processos específicos voltados à clínica do comportamento.

Destaques: Psicologia clínica; Avaliação do comportamento; avaliação.

FIQUE LIGADO
NA ATITUS

Ao se cadastrar para receber nossos conteúdos, você concorda com os Termos de Uso e Políticas de Privacidade.

Fale com a gente

Contato

51 4004 4818

Contato

© 2024 Atitus Educação.

logo