Grupos de Pesquisa Mestrado em Direito
GEDIPI – Grupo de Estudos em Desenvolvimentos, Inovação e Propriedade Intelectual
Líderes: Salete Oro Boff e Vinícius Borges Fortes
Descrição: O grupo de pesquisa desenvolve várias atividades sobre propriedade intelectual, novas tecnologias, tecnologias disruptivas e da proteção de dados e questões bioéticas associadas aos avanços tecnológicos. Integra as redes de pesquisa: Observatório Iberoamericano de Propriedade Intelectual, Rede Direito e Tecnologia e Sibrate/RS.
Destaques: Direito; Novas Tecnologias; Biotecnologia; Propriedade Intelectual.
IAJUS TEAM - Direito e Inteligência Artificial
Líder: Fausto Santos de Morais
Descrição: Pesquisa o Direito e a Inteligência Artificial investigando a forma que deve o direito reagir pelo emprego da IA na sociedade (ex. Constitucionalismo Digital) tal qual o impacto da IA sobre as bases teóricas do Direito (ex. decisão judicial por juiz robô).
Destaques: Direito e Inteligência Artificial; Constitucionalismo Digital; Teoria do Direito.
Criminologia, Violência e Controle
Líder: Felipe da Veiga Dias
Descrição: tem como foco de estudos as pesquisas acerca da Criminologia com ênfase nas vertentes críticas e nas relações de poder para o entendimento do controle contemporâneo, tendo ênfase no campo tecnológico do controle penal, midiático e da vigilância.
Destaques: Direito e Criminologia; Controle Penal; Tecnopolítica; Mídia.
Biopolítica, Gênero e Direito
Líder: Leilane Serratine Grubba
Descrição: Tem por objeto a construção de uma rede de colaboração para pesquisas teóricas e aplicadas sobre gênero, com ênfase em análises biopolíticas sobre gênero no Brasil. Objetiva empreender pesquisas sobre violações e violências em razão de gênero, com ênfase nas variáveis classe e raça.
Destaques: Direito; Democracia; Gênero; Feminismos.
Teoria de Amartya Sen - interfaces entre direito, políticas de desenvolvimento e democracia
Líder: Neuro José Zambam
Descrição: pesquisa os fundamentos da Teoria da Justiça de Amartya Sen e sua interface com o direito, as políticas de desenvolvimento humano, social, econômico e sustentável, a democracia, as formas de participação e avaliação das condições de justiça. Considera-se que o pensamento de Sen contribui para aprofundar, esclarecer e efetivar as condições de justiça no Brasil e na América Latina, marcados por inúmeras deficiências para a efetivação da democracia e das políticas de desenvolvimento sustentável.
Destaques: Democracia; Desenvolvimento; Justiça; Participação; Políticas Públicas.
Direitos Fundamentais, Democracia e Desigualdade
Líder: Tássia Aparecida Gervasoni
Descrição: Trabalha no mapeamento, compreensão e proposição de mecanismos de enfrentamento das ameaças às instituições jurídicas e democráticas das quais depende a sustentabilidade e a viabilidade de concretização de direitos fundamentais, a erradicação da pobreza e redução das desigualdades, bem como a preservação da própria democracia.
Destaques: Direitos Fundamentais; Desigualdade; Democracia; Estado; Constituição.
Big Data, Proteção de dados Pessoais, Aprendizagem de Máquina e Preconceitos Ocultos
Líder: José Renato Gaziero Cella
Descrição: Visa atingir uma compreensão mais específica sobre a relação entre a Inteligência Artificial, Big Data, Aprendizagem de Máquina, Proteção de Dados e Software Jurídicos e os preconceitos ocultos que tais tecnologias podem reproduzir, principalmente nos casos de tomada de decisão.
Destaques: Big Data; Aprendizagem de Máquina; Proteção de Dados; Preconceitos Ocultos; Democracia.