Grupos de Pesquisa Mestrado em Arquitetura e Urbanismo

Teoria e História da Habitação e da Cidade (THAC)

Líder do Grupo: Caliane Christie Oliveira de Almeida

Descrição: As atividades do grupo centram-se em três principais eixos: 1) Habitação Social: gêneses e produção; 2) Processos de formação e transformação da cidade; e 3) Uso e Apropriação das Edificações e dos Espaços Construídos. Mais precisamente:

Destaques: Habitação urbana, rural e social; Políticas públicas habitacionais; Morfologia e tipologia; Produção do espaço construído; Patrimônio; Formação do Território; Processo de urbanização; Evolução Urbana; Avaliação Pós Ocupação - APO; Infraestrutura urbana

Núcleo de Estudos e Pesquisas em Mobilidade Urbana e Sustentabilidade - NEPMOUR+S

Líder do Grupo: Alcindo Neckel.

Descrição: tem o objetivo de abordar temas relacionados à mobilidade urbana de cidades contemporâneas relacionados à sustentabilidade, no âmbito da tecnologia, projeto e gestão do ambiente construído, com bases sustentáveis, pós-ocupação, reúso e os diferentes tipos de impactos ambientais no ambiente construído e suas relações com os cemitérios. As pesquisas voltadas para a Mobilidade Urbana possibilitam a construção de melhorias nas formas de deslocamentos no espaço urbano, proporcionando a qualidade de vida para a população.

Destaques: Projeto urbano; Ambiente construído; Desenho urbano; Processo de projeto; Forma urbana; Geoanálise; Análise espacial; Cemitérios Urbanos; Ambiente Sustentável; Tecnologia; Impactos urbanos.

Núcleo de Inovação e Tecnologia em Arquitetura e Urbanismo (NITAU)

Líder do grupo: Andréa Quadrado Mussi

Descrição: Focado no desenvolvimento de tecnologias sociais, realiza pesquisas na área de Codesign com pessoas com deficiência visual e Codesign com crianças no ambiente escolar. Obteve premiações de artigos científicos; entre eles o primeiro lugar em Tecnologias Sociais na categoria Cidades Sustentáveis, na área de educação e saúde pela Fundação Banco do Brasil (2021); finalista do I Desafio Universitário para a primeira infância e de projetos de extensão do ANPARQ 2021. Originando a Startup Missão Criativa desde 2021 (com projeto vigente Edital CNPq/MCTI/SEMPI 021/2021 - RHAE Pesquisador na Empresa) e parcerias com Associações, Escolas e Empresas.

Destaques: Processo de Projeto; Fabricação Digital; Tecnologias Sociais; Tecnologias Assistivas; Projeto Colaborativo; BIM; Programação de Linguagem Gráfica; Robótica; Aprendizagem Baseada em Problemas e Projetos; Educação, Primeira Infância.