Atitus realizou mais de 13,5 mil atendimentos à comunidade em 2022

Publicado em 21/12/2022

Serviços envolvem assistência jurídica, psicológica, odontológica e veterinária

Além de transformar vidas por meio da educação, uma instituição de ensino superior também tem a missão de levar qualidade de vida e bem-estar às comunidades onde atua. E esta foi uma rotina aqui na Atitus Educação em 2022. Ao longo deste ano, realizamos mais de 13,5 mil atendimentos ao público.

Os serviços abrangem assessoria jurídica e atendimentos psicológicos, odontológicos e veterinários realizados nos campi de Porto Alegre e Passo Fundo. A grande maioria deles não tem custos aos atendidos.

Além de beneficiar as comunidades nas quais atuamos, a oferta de serviços também proporciona vivências práticas aos alunos, tanto de graduação quanto em fase de especialização, que experimentam as rotinas de suas respectivas áreas.

“Os atendimentos são realizados sempre sob a supervisão dos professores das disciplinas, garantindo a efetividade das práticas acadêmicas e a qualidade dos serviços oferecidos à comunidade”, salienta o Diretor de Graduação da Atitus Educação, Luciano Reolon.

Confira os serviços realizados em 2022:

Núcleo de Práticas Jurídicas (Nujur)

No campus de Porto Alegre, o Nujur realizou 46 atendimentos ao público, principalmente por meio do Núcleo Multidisciplinar de Atendimento ao Superendividado. A iniciativa, desenvolvida junto ao Procon de Porto Alegre e ao Tribunal de Justiça do RS, auxilia os superendividados em situação de vulnerabilidade social na renegociação de seus débitos, com base na lei 14.181/21, a Lei do Superendividamento.

Já o Nujur de Passo Fundo realizou 236 atendimentos em 2022. na prática civil foram 211, além de 23 atendimentos por meio do Centro Judiciário de Solução de Conflitos (Cejusc/Atitus), em convênio com o TJ/RS, e duas Audiências de Não-Persecução Penal (ANPP), resultante de convênio com o Ministério Público.

Clínicas Odontológicas

Os atendimentos nas Clínicas Odontológicas da Atitus, disponíveis em Passo Fundo e Porto Alegre, são realizados por estudantes da graduação ou cirurgiões dentistas já formados e que estão em fase de especialização em nossos programas de pós-graduação.

Em 2022, na unidade de Porto Alegre, foram realizados 6.141 atendimentos. Os mais comuns foram a prótese dentária (1.056) e as cirurgias odontológicas (814).

Já em Passo Fundo, entre janeiro e setembro de 2022, foram 2.236 atendimentos, com destaque para os serviços de dentística, exodontia, endodontia, periodontia, implantodontia, odontopediatria, próteses e ortodontia.

Serviço Integrado de Atendimento em Psicologia (Sinapsi)

O Sinapsi oferece atendimento clínico em diferentes especialidades, como psicoterapia infantil, adolescente, adulto, casal e família, psicodiagnóstico e avaliação psicológica. O serviço está disponível nos campus da Atitus em Passo Fundo e em Porto Alegre.

Em 2022, o serviço realizou 1.512 atendimentos em Passo Fundo e 343 na Capital.

Clínica Veterinária

A clínica veterinária da Atitus em Passo Fundo atende de forma privada ou por meio de subsídios à população de baixa renda. Entre procedimentos cirúrgicos, clínicos, ambulatoriais e internações, em 2022 foram realizados 3.532 atendimentos.

Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil

O escritório atua por meio de parcerias e convênios com órgãos públicos, ONGs e organizações com objetivos sociais. Entre os projetos desenvolvidos em 2022, vale destacar o relatório de soluções desenvolvido para a Escola Monte Castelo, de Passo Fundo.

A partir de um modelo desenvolvido por meio da tecnologia BIM, foram elencadas melhorias na instituição com capacidade para impactar os cerca de 150 alunos da instituição.