Inscreva-se para o Vestibular

Atitus Logo
AtitusCursosDiferenciaisInovação

Projeto da Atitus é finalista do I Desafio Universitário pela Primeira Infância

Publicado em 28/11/2020

Escrito por: Eduarda Ricci Perin

Iniciativa do Núcleo de Inovação e Tecnologia do Mestrado em Arquitetura e Urbanismo da Atitus é um dos 10 finalistas do Desafio

A iniciativa +NÓS visa o codesign de playgrounds inclusivos e o uso de tecnologias digitais no empoderamento de crianças para a criação de pocket parks em terrenos baldios no entorno de escolas públicas e privadas de Passo Fundo.

O projeto, criado pelo Núcleo de Inovação e Tecnologia do Mestrado em Arquitetura e Urbanismo da Atitus, é finalista do I Desafio Universitário pela Primeira Infância, realizado pela ANUP - Associação Nacional das Universidades Particulares em parceria com a fundação holandesa Bernard Van Leer.

A ação conecta crianças, seus pais e professores de escolas públicas e privadas do entorno desses espaços, com a fabricação digital e a automação como ferramentas de cocriação. São usadas maquetes e plantas táteis como ferramenta de comunicação com crianças com deficiência visual, inclusas no processo.

Estão envolvidos no projeto os cursos de Arquitetura e Urbanismo na configuração do espaço e brinquedos, centrado nas pessoas e numa cidade inclusiva, amigável e colaborativa, Psicologia na avaliação de impacto e mediação de conflitos, e Ciência da Computação na automação dos brinquedos.

Os participantes são crianças de 4 a 6 anos de escolas públicas e privadas, a Associação Passofundense de Cegos, a Associação dos Amigos da Praça, moradores do bairro Rodrigues de Passo Fundo, professores e responsáveis.

Para a responsável pelo projeto, a professora do Mestrado em Arquitetura e Urbanismo da Atitus, Dra. Andrea Quadrado Mussi, o Desafio está sendo um grande aprendizado para todos os professores, graduandos e mestrandos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Psicologia e Ciência da Computação da Atitus. “Pretendemos impactar ainda mais crianças com os outros três workshops previstos para 2021 e que estão elencados no Desafio Universitário para a Primeira Infância. A ideia é equipar ainda mais nosso laboratório de fabricação digital empoderando as crianças para que sejam pensadoras e realizadoras”, destaca.

De acordo com a docente, a iniciativa +NÓS deve impactar cerca de 300 crianças em 2021. Em 2020 já foram alcançadas 160 crianças, 31 professoras e 6 gestoras de escolas públicas e privadas de Passo Fundo em workshops online e kits físicos. Já em 2019 o projeto impactou 150 crianças.

O Desafio Realizado pela ANUP - Associação Nacional das Universidades Particulares, o I Desafio Universitário pela Primeira Infância apoia ideias de alunos e professores de qualquer curso de graduação que busquem, de forma prática, melhorar a qualidade de vida de bebês e crianças. Cada equipe vencedora ganhará R$ 10 mil para implementar o projeto no primeiro semestre de 2021. Além da premiação financeira, será oferecido um certificado e muita divulgação nos canais de comunicação dos organizadores, bem como na cerimônia online de celebração, com convidados de destaque no campo da Primeira Infância, da Educação Superior, autoridades públicas e da imprensa. Os vencedores também receberão mentoria durante o processo de implementação da iniciativa no primeiro semestre, com direito a certificado aos participantes.

FIQUE LIGADO
NA ATITUS

Ao se cadastrar para receber nossos conteúdos, você concorda com os Termos de Uso e Políticas de Privacidade.

Fale com a gente

51 4004 4818

© 2022 Atitus Educação.

logo