Com presença do ministro da Agricultura, Atitus lança Campus do Agronegócio

Publicado em 04/03/2024

Escrito por: Comunicação Atitus

Evento realizado em Passo Fundo, em programação paralela à Expodireto, contou com a participação de cerca de 700 pessoas na noite dessa segunda-feira

Projetado a partir do modelo de Smart Farm (Fazenda Inteligente), o novo campus da Escola de Agronegócio de Atitus Educação foi inaugurado nesta segunda-feira (04/03), com a presença do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Henrique Baqueta Fávaro, e outras de autoridades locais e estaduais – além de empresários, alunos, professores e representantes de diferentes entidades rurais. O evento reuniu cerca de 700 pessoas, que puderam conhecer mais sobre o modelo de Employer University (Universidade Empregadora), as novas instalações e as primeiras empresas parceiras da Escola.

Inauguração do Campus (3).jpg

Idealizada para ser um ecossistema de educação superior, com foco em tecnologia, mercado de trabalho e empreendedorismo a Escola do Agronegócio da Atitus Educação surpreende o ministro. “Este é um projeto contemporâneo e se diferencia de tudo que já tivemos em termos de formação de profissionais para o agronegócio. Há no máximo seis universidades referências neste tema, mas todas elas públicas. Aqui, vi o primeiro projeto realmente inovador e concebido pela inciativa privada para formar profissionais do futuro, e em parceria com outras empresas”, ressaltou Fávaro.

Durante a inauguração do Campus, por onde circulam cerca de 500 estudantes, a Atitus Educação anunciou as primeiras empresas a aderirem ao programa de parceiros estratégicos da Escola do Agronegócio: Ourofino Saúde Animal, JBS, Be8, Metasa e Cabeda Pesquisa e Desenvolvimento Agronômico. Entre os parceiros de inovação estão a Ventiur Smart Capital e Embrapa Trigo, enquanto para área acadêmica, as empresas parceiras são: TOTVS, Frate Advogados, Academia Suína, Rehagro, Fertisystem, Bretanha, Digifarmz, Ibravag, Emater, Mapsul, Sultech e Millennium.

“Temos um conceito de ensino que é parte de um modelo inovador. Enquanto Universidade Empregadora, avançamos a partir desses primeiros parceiros estratégicos que toparam participar de projetos que vão desde a aplicação de desafios reais a serem solucionados em sala de aula a projetos mais robustos, como assinatura e construção de disciplinas e inovação entro do campus e outras iniciativas, o que é pouco comum entre as universidades brasileiras”, explicou o CEO da Atitus, Eduardo Capellari.

Inauguração do Campus (1).jpg

Em nome de todos os parceiros empresariais, o empresário Erasmo Battistella, destacou a importância de as empresas participarem da formação de novos profissionais brasileiros e também estrangeiros, como por meio da parceria iniciada pela Be8 e a Atitus, com o governo de Honduras, firmado oficialmente também durante o evento.

“Ainda neste semestre virão quatro estudantes hondurenhos estudar aqui, porque o Brasil é uma referência mundial em desenvolvimento agrícola e fomos demandados pelo governo de Honduras a ajudar a melhorar o sistema agrícola do País com a nossa experiência”, ressaltou Battistella.

O evento também contou com as presenças do senador Luiz Carlos Heinze (PP); da Secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado, Simone Stülp; dos deputados federais Alceu Moreira (MDB) e Luciani Azevedo (PSD), do prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida, entre outras autoridades, representantes do agronegócio e empresários.

POR DENTRO DA NOVA ESCOLA DO AGRONEGÓCIO ATITUS

· O objetivo das parcerias com empresas é permitir que os alunos conheçam de perto a realidade dos negócios voltados para o agro, além de ter momentos de trocas e mentoria diretamente com os executivos das organizações.

· As empresas parceiras também vão aproximar os estudantes do que há mais inovador em tecnologia para o setor.

· Em sala de aula e em atividades práticas, as disciplinas reunirão desde o uso de novos equipamentos aos conhecimentos necessários para gestão de propriedades, como o uso de big data para monitoramento digital de animais, máquinas e grãos.

· Os professores são profissionais com destaques na área acadêmica e do mercado agrícola que vão propor aulas com desafios empresariais reais.

· Um conselho consultivo será responsável por manter constantemente os conteúdos de ensino e pesquisa alinhados com as demandas do mercado, com a agilidade que o mundo corporativo e o empreendedorismo exigem.

· Este conselho é composto por empresários atuantes no setor que estão à frente de empresas renomadas e instituições agrícolas de todo o país. São eles: Francisco Turra, Gustavo Spadotti, Kléber Silveira Gomes, Pompeo Scola, Miguel Vaz Ribeiro, Elizana Baldissera Paranho e Maria Pilar Sepúlveda.

inauguracao-campus-agro.JPG

Sobre a Atitus Educação A Atitus Educação é uma instituição de Ensino Superior e uma plataforma educacional, empresa criada no Sul do Brasil em 2004, inicialmente denominada IMED, e que atualmente conta com cerca de 6 mil alunos. Com campi em Porto Alegre e Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, oferece 18 diferentes cursos de graduação, especialmente nas áreas de Negócios e Tecnologia, Saúde, Direito, Politécnica e Agronegócio. Conta, ainda, com seis programas de Mestrado, nas áreas de Direito, Odontologia, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Administração e Psicologia e dois Doutorados em Arquitetura e Urbanismo e Odontologia. A instituição foi uma das fundadoras do Instituto Caldeira, de Porto Alegre, e atua em diferentes ecossistemas de inovação, a exemplo do Instituto Aliança Empresarial, no norte do Estado, e em alguns dos principais movimentos de transformação do Rio Grande do Sul.