Atitus Logo
AtitusCursosDiferenciaisInovação

Mestrados e Doutorado: conhecimento que transforma

Publicado em 10/08/2022

A ciência nasce da curiosidade: você identifica um problema ou observa um acontecimento, desenvolve perguntas e hipóteses e realiza testes para chegar a uma conclusão

O pensamento científico nos dá o poder de tomar decisões mais assertivas em nossas vidas, desde como cuidar melhor da nossa saúde, até como não cair em fake news. E o desenvolvimento deste pensamento científico é uma das principais vantagens dos Mestrados e Doutorado.

É o que afirma a egressa do Mestrado em Engenharia Civil da IMED, Louise Chiarello Amaro. Louise ingressou no Mestrado focada na carreira docente, mas fazendo a pesquisa percebeu o potencial da ciência em propor soluções para problemas reais: “Realizando os estudos de caso, indo a campo e identificando o problema, eu consegui ter melhor senso crítico para propor soluções para o mercado”, conta a engenheira. Ela decidiu ingressar no Doutorado após o curso com o objetivo de seguir a pesquisa e desenvolver soluções para a área de gestão e economia da construção.

Louise é Engenheira Civil e Mestre em Engenharia Civil, ambas as suas formações na IMED. Atualmente é professora da instituição e doutoranda na área de Engenharia, na Linha de Pesquisa: Gestão e Economia da Construção.

“Tentar assimilar o processo de dissertação, que é fazer leituras, buscar o problema teórico e aplicar na prática, também é para a vida. Conseguir buscar referências e embasamento para tomar decisões. Nesse sentido creio que, não só na pesquisa, mas também na vida pessoal, é preciso analisar todos os pontos para tomar as melhores decisões”, considera a doutoranda.

A egressa do Mestrado em Odontologia, Cássia Muller, também avalia a formação complementar na IMED e os benefícios que a mesma trouxe para a sua carreira profissional. “O Mestrado contribuiu de forma muito positiva na minha formação acadêmica, mas além disso, foi também um grande diferencial no meu posicionamento de mercado”, explica.

Cássia defende que, por meio do Mestrado, teve acesso a poder exercer a docência, o que abriu muitas possibilidades dentro da atuação clínica. Hoje ela divide o tempo entre a docência e o consultório.

“Acredito que desenvolver a habilidade do pensamento crítico, onde podemos nortear as nossas decisões clínicas baseadas na evidência científica e procurar referências qualificadas, me trouxe um diferencial muito grande para dentro do consultório e uma segurança maior em proporcionar isso para os meus pacientes”, disse.

A professora da IMED salienta ainda a importância de estar inserida em um ambiente que possibilite um networking favorável para quem está ingressando na área, em ter contato com outras pessoas, professores e linhas de pesquisa. “O networking, hoje em dia, é algo que faz diferença no nosso posicionamento e também no desenvolvimento de habilidades e competências, tanto interpessoais como intrapessoais. O Mestrado e o Doutorado nos proporcionam, nos colocam à frente desses desafios e dentro de todo esse contexto é de grande importância para o diferencial competitivo de mercado”, finalizou Muller.

Mestrados.jpg

FIQUE LIGADO
NA ATITUS

Ao se cadastrar para receber nossos conteúdos, você concorda com os Termos de Uso e Políticas de Privacidade.

Fale com a gente

Contato

51 4004 4818

Contato

© 2024 Atitus Educação.

logo