Mestrado em Direito celebra 10 anos de trajetória e conquistas

Publicado em 25/11/2023

Escrito por: Eduarda Ricci Perin

Programa de pós-graduação da Atitus reuniu mestrandos, docentes, parceiros e comunidade jurídica em evento comemorativo

Uma década de história e muitas conquistas para comemorar. O Mestrado em Direito da Atitus Educação comemorou 10 anos de existência na noite de sexta-feira, dia 24 de novembro, em um jantar festivo que reuniu mestrandos, docentes, parceiros, representantes da Atitus e membros da comunidade jurídica. O evento aconteceu no Clube Juvenil, em Passo Fundo, e contou com a presença de mais de 120 pessoas que celebraram uma trajetória marcada por realizações e contribuições significativas para a área do Direito.

O presidente da Atitus, Eduardo Capellari, conduziu uma retrospectiva da história do programa de pós-graduação, destacando seu papel pioneiro como o primeiro da região norte do Estado. “Ao longo dessa jornada de 10 anos, enfrentamos desafios próprios de uma instituição privada, superando crises econômicas, políticas, cortes de verbas públicas e até a pandemia. Apesar de um ambiente externo pouco promissor nos últimos anos, esse projeto persistiu graças ao empenho e ao compromisso de docentes e alunos, fundamentais para o sucesso e avanço do Mestrado neste período de intensas transformações.”

Mestrado em Direito (3).jpeg

A coordenadora do Mestrado em Direito, Salete Oro Boff, prestou homenagem às pessoas que contribuíram para o sucesso do Programa. “Enquanto coordenadora do Mestrado em Direito percebo o quão importante são as pessoas que fortaleceram o nosso movimento acadêmico e que trabalharam muito para construir a estrada até aqui. O Mestrado em Direito é um sonho que se tornou realidade. Uma construção coletiva que já formou mais de 150 mestres, que, com destaque, atuam em diferentes áreas”, destacou.

Durante sua fala, Salete ressaltou também a nota 4 do Mestrado na Capes e a relevância do corpo docente, reconhecendo o esforço diário da equipe para fazer o Programa de Pós-Graduação em Direito prosperar. O evento também foi uma oportunidade para agradecer aos parceiros nacionais e internacionais que contribuíram para enriquecer as oportunidades dos estudantes e pesquisadores.

Mestrado em Direito (1).jpeg

Homenagens Entre os homenageados estavam Caliane Christie de Almeida, diretora de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação Stricto Sensu da Atitus Educação, Leila Dal Moro, Dirceu Piccinato Junior, Francieli Tiecher Bonsembiante, Julia Gonçalves e Rafael Sarkis Onofre, coordenadores dos demais programas de pós-graduação da instituição.

Durante a cerimônia, também foram homenageados os parceiros nacionais e internacionais do PPGD: Dra. Stefania Stefanelli, da Universidade de Perugia da Itália, Dr. Manuel Becerra-Ramírez, da Universidade Nacional Autônoma do México, e a Dra. Elda Coelho de Azevedo Bussinguer, da Faculdade de Direito de Vitória, Espírito Santo.

Pessoas importantes para o sucesso do Mestrado também foram reconhecidas: o consultor e secretário executivo do CONPEDI, Dr. Orides Mezzaroba da UFSC, e a representante da Capes, Dra. Flaviane Barros Magalhães Bolzan de Moraes, que não esteve presente, mas enviou uma mensagem parabenizando os 10 anos do Programa.

Os agradecimentos também foram estendidos aos professores que já coordenam o PPGD da Atitus, como o Dr. Márcio Ricardo Staffen e o Dr. Vinícius Borges Fortes, por sua dedicação e liderança ao longo do tempo. As homenagens ressaltam o compromisso e a excelência desses profissionais em suas respectivas áreas de atuação.

Mestrado em Direito (4).jpeg

História Há 20 anos, um grupo de professores de Direito se reuniu para fundar uma Instituição de Ensino Superior, por acreditar na transformação de vidas por meio da educação. A passos largos, essa instituição, na época chamada IMED, se consolidou no Norte do RS e em 10 anos iniciou seu primeiro Programa de Pós-graduação Stricto Sensu: o Mestrado em Direito. A Atitus Educação assumiu, em 2013, um compromisso ainda mais sólido com a ciência e com a academia, ampliou seus cursos de Stricto Sensu para outras áreas e impactou, através da pesquisa, inúmeras carreiras.

Mestrado em Direito (2).jpeg