Letprog forma mais de 8,5 mil estudantes no RS

Publicado em 29/10/2022

Celebração contou com a presença de professores e coordenadores escolares

O programa Letramento em Programação (Letprog) realizou na última sexta-feira, 28 de outubro, a formatura dos estudantes da região norte do Rio Grande do Sul. No Estado, o programa é desenvolvido pela Atitus Educação, antiga IMED, em parceria com o Instituto JAMA e o Instituto Ayrton Senna.

O projeto visa desenvolver o pensamento computacional por meio de práticas de programação de computadores, com foco em estudantes de escolas públicas de ensino fundamental. Participaram da celebração, estudantes, professores e coordenadores dos municípios envolvidos, num evento celebrado no Gran Palazzo, em Passo Fundo.

DSC04023.JPG

Em todo o estado, em 2022, 8,5 mil estudantes participaram da formação. Somente na região norte do RS, foram mais de 6,5 mil. Segundo a professora e gestora de produto do Letprog, Irani Roani, a expansão do programa na região iniciou em 2016. “Nesses anos de caminhada, já impactamos muitos estudantes e professores. Estamos muito felizes por este momento”, disse.

Em 2021, o programa também teve a adesão de alguns municípios da região metropolitana e, agora em 2022, da região noroeste do estado. “O número aumenta a cada ano, então acreditamos que se o número aumenta e se ninguém desiste é porque estamos no caminho certo. Esse ano a nossa formatura vai ser em quatro polos diferentes porque em função da quantidade de estudantes não tinha como fazer por questões logísticas, então formamos hoje os estudantes de Passo Fundo e nas próximas semanas os de Porto Alegre, Sertão e Três de Maio", contou Irani.

DSC03933.JPG

Ainda segundo a gestora do Letprog, os estudantes receberam uma medalha de participação por terem completado o ano de aprendizagem. Para 2023, Irani projeta que o Letprog será expandido para pelo menos mais cinco cidades que já demonstraram interesse e provavelmente serão novos parceiros.

A Escola Helena Salton, de Passo Fundo, forma em 2022, mais de 190 estudantes no programa, que é ressaltado pela diretora Desiré de Meira. “Nossa escola está engajada no letramento em programação desde 2016. Cada módulo que os estudantes vão ultrapassando, eles vão crescendo, tendo mais aptidões, dentro da programação. Eles aprendem sobre robótica, aplicativos, além da programação em si, o que é muito gratificante", pontuou.

DSC03889.JPG

Para a aluna Kauane de Souza Monteiro, de 12 anos, da Escola Helena Salton, a experiência foi enriquecedora. “Aprendemos a programar desde o zero, a gente não sabia praticamente nada. Eu gostei muito de entender melhor a internet e tudo que podemos fazer nela”, salientou a jovem estudante.

Já o professor Laudinei Zanin, da Escola Municipal Gentil Antônio Tonial, de Sananduva, acredita que o Letprog só tem a crescer. “É uma grande honra participar desse projeto, do qual já faço parte por mais de 2 anos. Cada vez mais os estudantes estão gostando do projeto e querendo participar, ainda mais com o avanço tecnológico, o que eles gostam muito”, explicou.

A aluna do professor Zanin, Sara Cristina de Martini, de 11 anos, contou como foi participar das atividades. “Foi muito bom, pois aprendi bastante sobre internet, até criar jogos e aprender a lidar melhor com o computador. Meus colegas adoram as aulas e nós aprendemos muito a cada ano”, comemorou.

DSC03976.JPG

Para o diretor da Atitus Educação, Campus Passo Fundo, Luiz Ronaldo Freitas de Oliveira, a iniciativa vai ao encontro dos ensinamentos da Instituição. “O letramento segue nosso propósito que é transformar vidas, por meio da educação. Nesse sentido, estamos empenhados para que, desde o início da formação dos nossos estudantes, eles já possam ter um contato direto com a tecnologia. No letramento não é diferente, apoiamos e incentivamos as crianças a fazerem parte desse propósito, em um mundo que é altamente tecnológico, o que vai de encontro com o que acreditamos”, enfatizou o diretor.

Presente no evento, o prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida, parabenizou os estudantes pelo empenho no programa. "Só através da educação vamos construir um mundo melhor e hoje temos aqui, os profissionais de um futuro promissor", salientou Almeida, ao destacar ainda os investimentos realizados nos últimos anos na educação.

O Letprog conta com a participação de mais de 12 municípios na região norte do RS, além da 7ª Coordenadoria Regional de Educação (7ª CRE), atendendo atualmente, mais de 6,6 estudantes.

DSC04005.JPG