PROCESSO SELETIVO 2024/2. INSCREVA-SE AQUI!

Atitus Logo
AtitusCursosDiferenciaisInovação

Estudantes de Arquitetura da Atitus propõem intervenções na ocupação Valinhos II, em Passo Fundo

Publicado em 02/07/2024

Escrito por: Bárbara Born

As propostas elaboradas pelas alunas foram apresentadas às líderes comunitárias da ocupação

Espaços comunitários da ocupação Valinhos II, em Passo Fundo, irão receber intervenções com a ajuda dos alunos da graduação em Arquitetura e Urbanismo da Atitus Educação. Após encontros com as líderes da comunidade e visitas à ocupação, foram definidas três áreas para serem beneficiadas: banhado do Valinhos II, Associação dos Moradores e um trecho da avenida principal.

A ação faz parte do Projeto de Extensão “Cidades e Comunidades Sustentáveis: Saneamento Básico em Comunidades Carentes”, dentro da disciplina Ateliê de Projeto Urbano 2: Intervenção Urbana, ministrada pela docente do curso de graduação e mestrado em Arquitetura e Urbanismo, Andréa Quadrado Mussi. Em grupos, as alunas elaboraram propostas de intervenção para cada um dos espaços.

Na área do banhado, por exemplo, foram pensadas intervenções para transformá-lo em uma espécie de parque ambiental, como explica a professora Andréa: “trata-se de uma Área de Preservação Permanente (APP) que traz riscos de inundações para as casas em suas imediações. Por isso, trazemos como solução uma espécie de parque ambiental, com espaços de filtração para a água e também contemplação para ser uma área de vivência aos moradores”, ressalta.

Já a Associação de Moradores foi escolhida por ser um espaço muito utilizado. Para o local foram sugeridas melhorias na construção e no entorno, como a criação de um playground e intervenções de paisagismo. Na avenida principal, no trecho em que a calçada é mais larga, foi sugerida a construção de um playground, além de melhorias na iluminação e a instalação de pontos de descanso.

Segundo Andréa, todas as intervenções foram pensadas para serem executadas pelos moradores com o auxílio técnico dos estudantes e professores. Por isso, foram sugeridos mobiliários de mesa, pufes e cadeiras confeccionados com materiais de custo acessível, como pallets e pneus.

Na quinta-feira (27/06), as propostas elaboradas pelas alunas foram apresentadas às líderes comunitárias da ocupação, Edivania Rodrigues da Silva, Claudete Gardino da Rosa e Sandra Mara Hernandes. “Todos os projetos são lindos, de encher os olhos. Você enxerga, por exemplo, a nossa sede como está e de repente vê uma proposta para que ela possa ser revigorada de uma maneira possível”, avaliou Edivania.

Estudantes de Arquitetura propõe intervenções na ocupação Valinhos II, em Passo Fundo.jpg

Para Lívia Garbin, acadêmica de Arquitetura que ajudou a elaborar as propostas, projetos como esse são essenciais para compreender as necessidades reais da população e identificar formas de contribuir para a resolução delas. “É inspirador pensar em promover maior conforto, acessibilidade e qualidade de vida por meio deste projeto”, destaca.

Conforme a professora Andrea, a ideia é realizar um mutirão para executar as melhorias sugeridas pelas alunas no próximo semestre.

Projeto de Extensão

A ação faz parte do projeto de extensão “Cidades e Comunidades Sustentáveis: Saneamento Básico em Comunidades Carentes”, como explica a coordenadora de Extensão da Escola Politécnica, Francieli Tiecher: “O projeto visa oportunizar aos alunos da graduação em Arquitetura e Urbanismo e em Engenharia Civil a aplicação de conhecimentos teóricos em situações reais, além de desenvolver habilidades interpessoais, trabalho em equipe e liderança, por meio da melhoria da qualidade de vida e sustentabilidade ambiental de comunidades de baixa renda, no que diz respeito ao saneamento ambiental desses locais”.

Outras ações estão previstas, como a elaboração de um manual para construção de fossas sépticas, bem como um protótipo e um treinamento para autoconstrução em uma ou mais comunidades de baixa renda. Além disso, estão previstas a pavimentação de calçadas em comunidades carentes por blocos de concreto permeáveis produzidos durante as aulas a partir de resíduos.

FIQUE LIGADO
NA ATITUS

Ao se cadastrar para receber nossos conteúdos, você concorda com os Termos de Uso e Políticas de Privacidade.

Fale com a gente

Contato

51 4004 4818

Contato

© 2024 Atitus Educação.

logo