Estagiando: quando a experiência na área começa cedo

Publicado em 08/02/2023

Formanda em Direito teve primeiras oportunidades ainda no ensino médio

Desde o início da graduação, um dos grandes desafios dos acadêmicos é conquistar o primeiro estágio, para começar a vivenciar na prática a carreira escolhida. Para a formanda em Direito da Atitus Educação em Porto Alegre, do campus Mont’Serrat, Isadora Zakowicz Carvalho, isso começou ainda mais cedo. Ela estagiou na área antes mesmo de iniciar seus estudos no nível superior. As experiências da acadêmica foram compartilhadas em mais um conteúdo da série Estagiando, edição especial de férias.

Na época como estudante do ensino médio, a primeira oportunidade de Isadora foi em um órgão público, localizado em Porto Alegre, onde ela mora. “Meu início no meio jurídico se deu antes mesmo de começar a cursar a faculdade. Comecei fazendo estágio na Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Sul e o curioso foi que até mudei de colégio, no último ano, para ficar mais perto do estágio e ter mais tempo no setor de Assessoria Jurídica. Quando completei dois anos e meu contrato estava acabando, ganhei um cargo de confiança, mas com a troca de governo, acabei perdendo a oportunidade”, explica.

estagiando-isadora (1).jpeg

Destino ou não, Isadora acredita que o término do contrato de trabalho acabou sendo positivo, pois logo entrou na graduação. “Minha mãe sempre me fala a frase “dar errado é uma tremenda sorte”, e nesse caso é realmente isso. Se eu tivesse sido nomeada e começasse a trabalhar lá, não iria ter vivenciado muitas experiências de trabalho e estágios ao longo desses 7 anos de curso, do qual iniciei em 2016”, revela.

Já na faculdade, a então acadêmica conta como foram as primeiras oportunidades na área do Direito. “Tive experiências em escritórios no começo do curso, mas senti que não era o momento, então foquei em órgão público. Um dos meus estágios preferidos foi no Foro Central de Porto Alegre, onde fiquei por dois anos e queria muito que pudesse ficar mais, pois foi um dos lugares que me fez crescer pessoal e profissionalmente. Trabalhei no balcão, dentro do cartório e em gabinete”, pontua Isadora.

estagiando-isadora (4).jpeg

Conforme ia avançando no curso, as opções de estágio de Isadora foram mudando de rumo. “Mais para o fim do curso, comecei a estagiar em um escritório que me deu muita oportunidade de crescimento. Atualmente, estou esperando minha carteira da OAB, pois passei de primeira e foi uma das maiores conquistas do ano. Sigo trabalhando no mesmo setor do escritório, desde meu ingresso, que é o setor de acordos, ” salienta.

Agora como formanda, a futura advogada compartilha dicas importantes para os estudantes que seguem em busca de um estágio extracurricular. “Eu começaria fazendo estágios em órgãos públicos, para ir trocando de setor, adquirindo conhecimento e deixando mais para o final do curso o trabalho em escritórios de advocacia ou lugares privados, pois a chance de conseguir ser efetivado é muito mais alta. Por outro lado, caso a ideia seja carreira pública, sempre é bom lembrar que muitos cargos exigem tempo de experiência profissional, sendo os escritórios uma forma de porta de entrada para as carreiras”, recomenda.

estagiando-isadora (3).JPG

O reconhecimento e carinho pela instituição de ensino também foram enfatizados por Isadora. “Por fim, quero agradecer aos professores da Atitus, que acreditaram muito em mim, sempre me incentivaram e enxergaram meu potencial, em especial a professora Maria Cláudia Felten, nossa querida coordenadora do curso de Direito, do campus Mont’Serrat”, enalteceu a egressa da Atitus.

Série Estagiando

Toda semana contamos histórias de alunos e egressos da Atitus que viveram experiências enriquecedoras nos estágios. Acompanhe pelo site e pelas redes sociais da Instituição.