Inscreva-se para o Vestibular

Atitus Logo
AtitusCursosDiferenciaisInovação

Estagiando: as diversas possibilidades na área do Direito

Publicado em 24/11/2022

Escrito por: Fabiano Oliveira

Experiências extracurriculares foram compartilhadas por graduanda da Atitus

Os primeiros contatos com a área são decisivos para a formação de um profissional qualificado e melhor preparado para o mercado de trabalho. Na área do Direito, as opções de estágio são diversas e podem acontecer em escritórios de advocacia, no jurídico de empresas, órgãos públicos, delegacias de polícia, entre outras. Na série Estagiando de hoje, vamos conhecer a história da estudante do nono semestre do curso de Direito, da Atitus Educação, Victória Romero.

A acadêmica do Campus Mont’Serrat, em Porto Alegre, conta como começou sua jornada extracurricular. “Iniciei a faculdade ainda trabalhando com carteira assinada, porém no terceiro semestre fui desligada da empresa onde atuava. Logo na sequência então surgiu a possibilidade de começar a estagiar na área”, explica.

A primeira oportunidade de Victória veio ao aplicar para uma vaga no Conselho Estadual de Trânsito (CETRAN-RS). “Me inscrevi em 2019 para o processo seletivo do Detran/RS e alguns dias depois fui selecionada para uma entrevista. A seleção era destinada a estudantes nos semestres iniciais do curso. Fui aprovada e em meados de julho iniciei o estágio por lá”, conta a aluna.

estagiando-victoria.jpeg

Ainda em 2019, a abertura de um processo seletivo para o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS), chamou a atenção de Victória, que não teve dúvidas em participar. “Depois de me inscrever fui selecionada no final de novembro e em dezembro iniciei os trabalhos em uma Vara Cível no Foro de Porto Alegre. O processo seletivo consistiu em uma prova realizada no próprio site do TJ/RS e após uma entrevista, com a chefe do setor, também fiz uma redação”, pontua.

“Dentro da 11ª Vara, tive a chance de ter contato direto com o Direito. Aprendi a fundo sobre processo cível e logo após migrei para o gabinete daquela Vara. Realizei audiências juntamente com um juiz, acompanhei todo o rito processual cível e adquiri mais conhecimento”, completa a estudante.

estagiando-victoria (2).jpeg

No final de 2020, Victória buscou outras possibilidades, mas ainda dentro da esfera judicial. “Como eu já havia desempenhado lá todas as funções que poderia ter e ainda possuía mais um ano de contrato junto ao TJ-RS, comecei a distribuir currículos em Varas Criminais, para ter a experiência também no Direito Penal”, disse.

“Comecei a estagiar na 6ª Vara Criminal do Foro de Porto Alegre e tive a certeza de que não queria seguir. Trabalhar com Direito Penal é algo que eu já não pretendia, mas tive a certeza quando estagiei e conheci melhor a rotina. Em abril daquele ano, encaminhei um currículo via Linkedin para um escritório tributário, onde participei da entrevista e fui selecionada. Desde então, trabalho no mesmo escritório e tenho certeza que quero seguir nessa área”, considera.

As diversas oportunidades de estágio que Victória teve contribuíram para definir seus gostos e áreas pelas quais a jovem quer seguir carreira. “O ponto mais importante foi realmente conseguir definir em qual área quero trabalhar depois de concluir o curso. Quando iniciei na graduação, minha vontade de fato era seguir na área pública. Meu sonho era ser juíza e não pretendia sequer tentar realizar o Exame de Ordem para me tornar advogada”, salienta.

“Com o estágio no escritório, na área privada, descobri onde quero estar dentro do mercado de trabalho e que o funcionalismo público para mim, não é o ideal. Assim, consegui direcionar meus estudos e ser aprovada no 35º Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)”, destaca a acadêmica que se gradua no próximo semestre.

estagiando-victoria (3).jpeg

Nesse sentido, Victória recomenda aos colegas de graduação que busquem o envolvimento nas diferentes vertentes da profissão. “Procurem sempre experimentar todas as áreas, até mesmo aquelas que você acha que nunca vai se encaixar”, sugere.

“Infelizmente ou não, temos diversas crenças limitantes, escutamos diversas opiniões e sabemos que isso eventualmente nos limita na escolha da profissão. No meu caso, se eu nunca tivesse estagiado em um escritório privado, não teria tido a oportunidade que tenho hoje e a certeza do que quero para o meu futuro e carreira”, enfatizou a aluna.

Série Estagiando

Toda semana contamos histórias de alunos e egressos da Atitus que viveram experiências enriquecedoras nos estágios. Acompanhe pelo site e pelas redes sociais da Instituição.

FIQUE LIGADO
NA ATITUS

Ao se cadastrar para receber nossos conteúdos, você concorda com os Termos de Uso e Políticas de Privacidade.

Fale com a gente

51 4004 4818

© 2022 Atitus Educação.

logo