Estagiando: a importância da rede de contatos

Publicado em 15/12/2022

Acadêmico de Arquitetura e Urbanismo conta como conquistou os primeiros estágios

Ao longo da graduação, realizar estágios contribui na preparação dos futuros profissionais para um mercado de trabalho cada vez mais competitivo. É preciso ainda se aprofundar na área escolhida para fortalecer o conhecimento recebido durante o curso. O estudante de Arquitetura e Urbanismo da Atitus Educação, Julio Cezar Bergamo, compartilha suas experiências na área em mais um conteúdo da série Estagiando.

A primeira oportunidade extracurricular de Julio foi em São José do Ouro, sua cidade natal. “O meu primeiro estágio foi no início da faculdade, em um escritório de Interiores na minha cidade. Foi ali que fiz amizade com outro estudante e, por estar logo no início, ele me ajudou muito a ser inserido no ambiente da arquitetura”, explica o acadêmico do Campus Santa Teresinha.

Julio-estagiando-site4.jpeg

“Nesse estágio aprendi a utilizar os softwares que usei durante todo o curso, além é claro, de criar experiência de como são feitos detalhamentos e como funciona essa área da arquitetura. Na época, vinha para a faculdade todos os dias, mas por motivos de logística, após um ano, me mudei para Passo Fundo e precisei deixar o estágio”, salienta Julio.

Com a pandemia, em 2020, os planos do estudante também seguiram rumos diferentes, ao ter que retornar para sua cidade. “Nesse período fiz um estágio curto em uma obra de grande porte, em fase de acabamento, onde apesar de pouco tempo, aprendi muito sobre como as obras funcionam na realidade. Cheguei a ser chamado para outro estágio em Passo Fundo, em que um dos professores da instituição havia me indicado, na esperança das aulas voltarem ao presencial, porém isso não aconteceu e acabei perdendo a oportunidade naquele ano”, disse.

“No oitavo semestre, com a volta às aulas, retornei a Passo Fundo e encontrei um anúncio de vaga de estágio no escritório Baze Arquitetura. Enviei meu currículo, fiz a entrevista e na mesma semana já estava estagiando. Esse é meu trabalho atual, onde a cada dia aprendo a elevar minhas habilidades de projetos técnicos, devido ao alto nível de cobrança, o que considero ser muito importante, é claro, sempre auxiliado pelos arquitetos supervisores do escritório”, revela.

Julio-estagiando-site3.jpeg

Avaliando a importância e necessidade dos estágios, o futuro arquiteto considera que a prática complementa e valida o aprendizado recebido em sala de aula. “Entendo que o estágio é parte tão importante quanto as aulas, porque é nele que realizamos a teoria na prática. Aprendemos como as coisas funcionam e somos colocados diante de problemas reais”, enfatiza Julio.

Nesse sentido, o estudante traz ainda algumas dicas aos colegas para conquistar as tão esperadas oportunidades. “Acredito que quanto antes o aluno consiga realizar um estágio melhor e, se possível, fazer mais de um, em diferentes áreas, para ter noção de como são as diferentes possibilidades da profissão. É preciso correr atrás, pois sempre vai ter algum lugar procurando por estagiários, disposto a te ensinar”, frisa.

Julio-estagiando-site1.jpeg

“Conversar com outras pessoas também ajuda muito a encontrar essas oportunidades, principalmente com os professores. Além disso, nas redes sociais, é muito fácil encontrar empresas da área de seu curso, que estão oferecendo vagas de estágio. Embora exista a insegurança de começar a trabalhar na área, sem muito conhecimento no início, o estagiário está lá para aprender”, defende o estudante.

Já na fase final da graduação, o acadêmico de Arquitetura e Urbanismo deixa ainda uma curiosidade sobre como foi estagiar e dar o pontapé inicial na carreira. “Os estágios me ajudaram a planejar mais meu tempo de estudo, mesmo tendo reduzido o tempo livre. No estágio você faz amizades e contatos que certamente vão te auxiliar no futuro”, considerou Julio.

Série Estagiando

Toda semana contamos histórias de alunos e egressos da Atitus que viveram experiências enriquecedoras nos estágios. Acompanhe pelo site e pelas redes sociais da Instituição.