PROCESSO SELETIVO 2024/2. INSCREVA-SE AQUI!

Atitus Logo
AtitusCursosDiferenciaisInovação

Com mais de 60 participantes, Hub Aliança recebe seu primeiro hackathon

Publicado em 14/06/2024

Escrito por: Caue Fonseca

Integrantes passarão dois dias imersos em maratona de soluções inovadoras

Dezenas de representantes de empresas, instituições de ensino e demais setores da sociedade imersos por mais de 20 horas em uma jornada transformadora de inovação, integração e empreendedorismo. É o que promete o Hackathon by Aliança, que começa nesta sexta-feira (14), às 8h30min, e termina só às 18h de sábado.

O evento é o primeiro hackathon realizado pelo Instituto Aliança Empresarial, em Passo Fundo, e é encarado como um marco na história do Hub Aliança.

“Receber um hackathon tem tudo a ver com o que a gente vive aqui dentro do Hub, pois envolve identificar desafios, buscar soluções inovadoras por meio de pessoas com diferentes talentos e formações. Essa jornada traz muito de como nasce uma starup”, destaca Aline Palma, Head de Gestão e Inovação do Instituto Aliança Empresarial.

Aline destaca a importância de instituições de ensino, como a Atitus, neste tipo de iniciativa. “Mais do que desejável, eu diria que é imprescindível trazer pessoas do meio acadêmico que tenham um olhar científico para a solução de problemas”, opina Aline.

O evento seria realizado em maio e foi adiado em razão das enchentes no Rio Grande do Sul. Agora, o momento pelo qual passa o Estado poderá ser integrado aos desafios propostos aos grupos de trabalho. Especialmente porque as pautas do hackathon dialogam com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela ONU em 2015.

“É uma oportunidade para repensarmos nossa estruturação, atitudes empreendedoras que possam contribuir para a mudança e para o desenvolvimento econômico do Rio Grande do Sul após essa emergência climática. É dever das regiões menos atingidas pelas enchentes contribuirem”, opina a Diretora Institucional do Instituto Aliança Empresarial, Márcia Capellari.

Os trabalhos no Hackathon by Aliança serão guiados pela Insight Academy, empresa que faz parte do ecossistema Atitus e que tem entre suas especialidades o aprendizado por meio de eventos colaborativos. Sandro Augusto Silva, CEO da Insight Academy, tenta definir um hackathon para quem nunca participou de um. “Trata-se de uma maratona de inovação onde muitas vezes a pessoa não tem ideia do que vai acontecer, mas eu posso garantir que será uma experiência transformadora. São tarefas, oficinas onde surgem ideias capazes de transformar realidades”, define.

Como surgiram os hackathons Essa modalidade de imersão colaborativa para a resolução de problemas começou com profissionais de programação na virada para os anos 2000. O nome vem de “hack”, que significa desvendar ou destravar um problema, e de “marathon” (maratona). Com o tempo, o método de trabalho passou a ser usado por profissionais de outras áreas e se tornou especialmente popular no meio das startups, dado que é um processo estimulante para que surjam ideias de novos produtos e negócios.

Para participar O Hackathon by Aliança deverá contar com cerca de 60 participantes e está com as últimas vagas em aberto para inscrições. Os ingressos estão disponíveis no site Tri.RS. O evento possui parceria com Atitus Educação, SebraeX, Comunidade Vértice e o apoio da Insight Academy, Veplex Sistemas e Alpina Digital.

Hub Aliança.jpeg

FIQUE LIGADO
NA ATITUS

Ao se cadastrar para receber nossos conteúdos, você concorda com os Termos de Uso e Políticas de Privacidade.

Fale com a gente

Contato

51 4004 4818

Contato

© 2024 Atitus Educação.

logo