Cnex completa 35 anos com mudança de marca e cursos abertos ao público

Publicado em 03/02/2023

Instituição já formou 8 mil executivos com foco em desenvolvimento humano e organizacional e integra o ecossistema Atitus Educação

Referência no Rio Grande do Sul em educação para líderes e empreendedores, o Cenex – Centro de Excelência Empresarial, se integrou ao ecossistema da Atitus Educação e passa a atuar com novo nome, apenas Cnex, e novos horizontes. Com 35 anos de atuação e mais de 8 mil empresários e executivos qualificados, a instituição começou em 2022 a atuar também com cursos abertos ao público e agora está dentro do Instituto Caldeira, principal hub de inovação do Rio Grande do Sul.

As qualificações, que até 2021 eram 100% fechadas para companhias contratantes do serviço e seus profissionais, passam a receber também pessoas físicas interessadas em investir em desenvolvimento humano e organizacional. No atual modelo, empresários e gestores que tenham relevantes experiências para trocar com seus pares podem participar individualmente das qualificações, e buscar o Cnex para aperfeiçoamento.

“Em 2023, entre os temas que serão destaque, está Liderança feminina para a inovação. E, seguindo o mesmo caminho da Atitus Educação e seu plano de expansão, anunciado em 2022, o Cnex deverá desembarcar em novos Estados, como Santa Catarina, Paraná e São Paulo”, antecipa Eduardo Capellari, CEO da Atitus Educação.

Quando o Cenex teve início, há 35 anos, com a ideia de formar líderes para a gestão com foco nas pessoas, em tendências e na inovação, mas pela ótica da cultura organizacional, foi bastante disruptivo – palavra que sequer existia na época. Dentro do Instituto Caldeira desde agosto do ano passado, o Cnex agora integra o ecossistema de educação superior e empreendedorismo da Atitus Educação, formado pelas empresas Semente (educação para o empreendedorismo), Whydea (apoio a novos negócios) e Wise (inovação para o setor público) – além do contato direto com mais de 100 empresas residentes no local.

Troca de conhecimentos faz parte da metodologia

Em um modelo em que não há professores no conceito tradicional, mas facilitadores de aprendizado com formação acadêmica atualizada e atuação constante no mercado corporativo, o Cnex não tem aulas, mas módulos de debate e troca de conhecimentos. Ao contrário de uma aula tradicional, onde é em sala de aula que o aluno recebe conteúdo para estudo, o Cnex prioriza o chamado método de aprendizado invertido. Os conteúdos são enviados para leitura antes dos encontros – que se tornam momentos de troca de experiência entre executivos e o facilitador, que atua como mediador altamente qualificado.

“Os módulos não são para estudar, são para trocar ideias, vivências e servir como um laboratório onde todos trazem seus conhecimentos para criar um componente de trabalho melhor para todos, reverberando de dentro para fora e de fora para dentro”, explica Capellari.

CNX_TRANSPARENTE1.png

Sobre o Cnex

Um dos pioneiros no Brasil no segmento, o Cnex foi fundado, em 1988, por 21 empresas que compartilhavam a visão de que tecnologia poderia ser comprada, mas que a gestão precisava evoluir por meio da educação comportamental. Este grupo de visionários criou, então, uma instituição para qualificar exclusivamente os seus executivos. Ao todo, já capacitou 8 mil profissionais. Tem como marca a atuação em rede com pensamento global, união experiência com visão de vanguarda e antecipação de mudanças para evoluir continuamente e despertar o máximo potencial de indivíduos e organizações.

Sobre a Atitus Educação

A Atitus Educação é uma instituição de Ensino Superior e uma plataforma educacional, empresa criada no Sul do Brasil em 2004, como IMED, e conta com cerca de 6 mil alunos. Com campi em Porto Alegre, Passo Fundo e Ijuí, no Rio Grande do Sul, oferece 19 diferentes cursos de graduação, especialmente nas áreas de Gestão, Saúde, Direito, Politécnica e Agronegócio. Conta, ainda, com seis programas de Mestrado, nas áreas de Direito, Odontologia, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Administração e Psicologia e Doutorado em Odontologia. Desde 2020, a instituição preside a Associação Nacional de MBAs. Foi uma das fundadoras do Instituto Caldeira, de Porto Alegre, e atua em diferentes ecossistemas de inovação, como o Instituto Aliança Empresarial, no norte do Estado, e em alguns dos principais movimentos de transformação do Rio Grande do Sul.