PROCESSO SELETIVO 2024/2. INSCREVA-SE AQUI!

Atitus Logo
AtitusCursosDiferenciaisInovação

Atitus aborda o cyberbullying em escolas de Ensino Médio de Porto Alegre

Publicado em 27/06/2024

Escrito por: Caue Fonseca

Estudantes formarão uma trilha de conhecimentos de diferentes áreas sobre o tema

Dois grupos de diferentes escolas de Ensino Médio de Porto Alegre receberam, nesta quarta-feira (27), os primeiros encontros de uma iniciativa multidisciplinar da Atitus Educação para debater um dos temas mais urgentes para esta faixa etária: o cyberbullying, bem como outras questões envolvendo a adolescência no convívio online.

A proposta é, a cada encontro, abordar o tema por uma perspectiva diferente — a da Tecnologia da Informação, do Direito e das Ciências da Saúde — sempre sob a coordenação de um professor da Atitus.

A uma turma do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Província de São Pedro, o professor Eduardo Isaía Filho, coordenador do curso de Ciências da Computação, enfatizou questões centrais, como as “pegadas digitais” de cada um, deixadas por vezes involuntariamente, e os riscos trazidos pelo avanço da inteligência artificial em um contexto de hiper compartilhamento de informações.

“As pessoas acham que não é preciso conversar com vocês (estudantes) sobre os perigos da internet e como se portar nela porque vocês são nativos digitais. Seria como não explicar a uma criança que ela não pode brincar com a tomada porque, quando ela nasceu, já existia eletricidade. Hoje, há tantos riscos e problemas de comportamento na internet quanto fora dela”, explica o professor.

eduardo.jpg

Já no Colégio Santa Doroteia, a conversa com estudantes do 2º e 3º ano foi comandada pelo professor Gustavo Santanna, do curso de Direito, que trouxe uma apresentação sobre a conceituação do bullying e do cyberbullying, as consequências jurídicas cabíveis a quem o pratica e as formas de prevenção no ambiente escolar e fora dele.

Os alunos participaram ainda de uma simulação de uma audiência de instrução envolvendo um caso de cyberbullying e fizeram perguntas sobre o tema.

gustavo_CyberBullying.jpg

Nos próximos encontros, os cursos da Escola de Saúde trabalharão temas como os efeitos psicológicos do cyberbullying e questões correlatas, como o problema de dismorfia causado pelo uso constante de filtros faciais em postagens em redes sociais, questão trabalhada por acadêmicos de Odontologia.

“Dentro de uma proposta de construção da cultura da paz, a ideia é que os estudantes formem uma trilha de conhecimentos conectando as atividades das diferentes áreas. Ao final, eles receberão certificados”, explica Bárbara Costa, diretora da unidade da Atitus em Porto Alegre.

A iniciativa, que será proposta também a outras escolas da capital gaúcha, é uma das atividades de pré-graduação para aproximar a Atitus e sua proposta pedagógica voltada à inovação e empregabilidade aos estudantes do Ensino Médio porto-alegrenses.

legalgentil.jpg

FIQUE LIGADO
NA ATITUS

Ao se cadastrar para receber nossos conteúdos, você concorda com os Termos de Uso e Políticas de Privacidade.

Fale com a gente

Contato

51 4004 4818

Contato

© 2024 Atitus Educação.

logo