Por que é importante discutir as ideias de Amartya Sen
Publicado em 01/07/2023
Seminário estimula produção de artigos sobre a Teoria da Justiça do indiano
Até o dia 9 de julho, os entusiastas das ideias do economista indiano Amartya Sen podem submeter trabalhos no VII Seminário Internacional sobre a Teoria da Justiça de Amartya Sen. O evento busca contribuir e fomentar os debates sobre o pensamento de um dos idealizadores do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e primeiro vencedor do prêmio Nobel de economia nascido em um país subdesenvolvido.
Professor em importantes universidades como Harvard, Cambridge, Delhi University e Stanford tem suas ideias reconhecidas pela alta relevância em temas como desenvolvimento, justiça, democracia, dignidade humana e políticas públicas.
Um dos idealizadores do Seminário e presidente do Comitê Científico do evento, professor Neuro Zambam resume porque é tão importante discutir as ideias de Amartya Sen:
“Seu pensamento é importante quando se busca entender problemas locais e mundiais que afetam o cotidiano das pessoas, como o fanatismo político e a ausência de liberdades básicas. Ver o Brasil voltar ao mapa da fome enquanto aumenta a produção de comidities e outros bens, constata-se o quanto Sen ensina que soluções são fáceis e baratas, basta vontade e ampla participação social. As desigualdades injustas são de fácil solução”.
Em cinco edições do Seminário, já foram apresentados mais de 300 trabalhos, analisando e repercutindo a produção de Amartya Sen em áreas como: direito, arquitetura, pedagogia, filosofia e políticas públicas. Toda esta produção está devidamente registrada e publicada nos anais do Seminário, e pode ser acessada aqui.