1º Simpósio do Trauma é realizado na Atitus Educação

Publicado em 06/09/2022

Atividade enfatiza a Semana do Trânsito em Passo Fundo

O impacto aos serviços de saúde, provocado por meio dos acidentes de trânsito e o atendimento às vítimas de forma pré-hospitalar e no serviço hospitalar, foi tema do 1º Simpósio do Trauma, com ênfase na Semana do Trânsito em Passo Fundo. A atividade aconteceu no último dia 05 de setembro, na Atitus Educação. O simpósio contou com a participação de 120 inscritos, entre estudantes dos cursos de Medicina e Enfermagem da Atitus, além de professores e profissionais convidados que atuam no Hospital de Clínicas de Passo Fundo.

Integraram a atividade, a coordenadora adjunta do Programa de Residência Multiprofissional em Urgência, Emergência/Intensivismo do Hospital de Clínicas, Juliane Disegna Fraporti e, como representante da Secretaria de Segurança Pública de Passo Fundo, Emerson Drebes, chefe do Núcleo de Educação para o Trânsito.

foto1.jpg

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), entre as mortes por causas externas, o acidente de trânsito se configura como a nona causa de morte e há uma prevalência das vítimas, de uma faixa etária da população jovem entre 15 a 29 anos. O impacto, além das mortes, se estende às pessoas feridas. Estudos apontam relação de 20 a 50 pessoas feridas para cada morte por acidente de trânsito. Para combater esse cenário, o Plano Global da OMS, para a década de 2021 a 2030, tem como proposta mundial, promover ações para diminuir em ao menos 50% das mortes no trânsito.

Para o professor das disciplinas de saúde coletiva, do curso de Medicina da Atitus, Leodinei Lodi, a questão deve receber atenção de todos.“Trata-se de um problema complexo e é necessário além de políticas públicas, ajustadas a nível local, a colaboração de mais atores como as Instituições de Ensino Superior”, disse.

Durante o evento, foi possível identificar e desenvolver estratégias de simulações, desde o alerta ao atendimento apropriado no pré-hospitalar, indicação e uso de exames de diagnóstico e o manejo da vítima no serviço de emergência intra-hospitalar. “A necessidade de uma resposta pós acidente deve ser rápida, apropriada, mas de forma coordenada para que o socorro e a reabilitação consigam evitar as mortes e diminuir as sequelas”, completa Lodi.

Fatores que provocam acidentes, como excesso de velocidade, uso de celular ao dirigir e uso de bebidas alcoólicas, também foram discutidos na atividade. “Desenvolver uma consciência social para diminuir os riscos, encontra espaço em eventos como o simpósio. Ressaltamos o compromisso na melhor formação profissional médica e de equipes de saúde, porém sem esquecer a prevenção e a promoção de saúde”, salientou o professor.

foto2.jpg

O também docente do curso de Medicina da Atitus, Gustavo Cavalcanti destaca que o evento foi pensado em conjunto. “A proposta, em trabalhar o tema do impacto dos acidentes de trânsito, veio de encontro à temática da disciplina de Saúde Coletiva VI, que tem enfoque na saúde do adulto. Apresentamos a ideia e juntamente com os alunos, criamos uma comissão organizadora, para realização desse importante encontro para todos”, considerou.

A comissão organizadora do simpósio foi composta, além dos professores Leodinei Lodi e Gustavo Cavalcanti, pelos alunos da oitava turma do curso de Medicina da Atitus, Francesca Carnieletto Debortoli, Kauê Dal Bosco Rodrigues, Maria Gabriela Rovani, Pedro Augusto Barella Golin e Tadeu Nunes da Rosa.